Image00002As crianças da Cidade Estrutural tiveram um sábado diferente no dia 07 de março. As jogadoras do Brasília/BasqueteVizi participaram de um encontro com os alunos da Escolinha de Futsal Ajax, marcando a primeira edição do Basquete Solidário na Comunidade.

No evento, que aconteceu na Quadra 07 do Setor Oeste da Cidade Estrutural, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do basquete e tirar muitas fotos com as jogadoras do Brasília Basquete Vizi, equipe que representa o Distrito Federal na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15.

As jogadoras se apresentaram para a comunidade, demonstrando como são os treinos e a preparação para os jogos da LBF. Em seguida, os alunos da Escolinha do Ajax disputaram uma partida de basquete com as atletas do Brasília/BasqueteVizi.

Mas teve o outro lado da história. As meninas do Brasília Basquete Vizi também vivenciaram um pouco do que os alunos da escolinha realizam, participando de um jogo de futsal. No fim das atividades, os atletas ainda receberam um lanche reforçado.

“Eu vim pra cá [Escolinha do Ajax] quando tinha dez anos. Eu achei muito legal essa parceria com as meninas do basquete. Quero seguir o exemplo delas, pois nos incentiva a jogar o basquete também”, disse Luiz Eduardo, de 11 anos, um dos alunos da Escolinha de Futsal Ajax.

O técnico Marco Carvalho, do Brasília/BasqueteVizi, fala da importância de ações como a que aconteceu neste sábado (07 de março), levando o basquete para a população mais carente. “Acho que os talentos saem daqui. Qualquer criança que more nas cidades do DF, seja com ou sem condições de renda, tem chance de alçar voos maiores e a cidade precisa disso. Isso é muito importante, pois essa escolinha livra as crianças do que não é bom. Não tem outra solução. É a educação e o esporte que são as válvulas de escape para essas crianças”, disse emocionado.

O coordenador da Escolinha de Futsal Ajax, Alessandro Maciel, explica como surgiu a parceria com o Brasília Basquete Vizi. “Essa ideia de juntar o basquete com o futsal veio por conta da amizade que tenho com o Marco Carvalho. A gente tinha um amigo em comum e, conversando com o Marco, combinamos de ir lá quando ele assumiu o Brasília Basquete Vizi. Acredito que, por ser esporte, por ter uma ideia de promover a inclusão, nada como trazer o basquete para os meninos. As duas histórias acabam se entrelaçando”, conta.

“Eu conheço o Alessandro há mais de 20 anos e ele sempre me convidava para estar nas atividades da escolinha. Vim hoje e ganhei e ganhei um presente. Esse projeto é feito de amor. Quando se coloca o coração, tudo acontece”, afirma Carlile Luna, representante da SuperBolla, patrocinadora do Brasília/BasqueteVizi.

Image00022As jogadoras do Brasília/BasqueteVizi, Ariani e Isabela, também comentaram a experiência de passar uma manhã com os atletas mirins. “Em eventos como esse, a gente não está dependendo de ninguém. É só o prazer da gente estar aqui e fazer acontecer. O máximo que pudermos fazer por essas crianças, a gente vai fazer. Eles trazem a lembrança de onde nós começamos e é muito bom saber que somos espelho pra eles”, diz a armadora Ariani, do Brasília Basquete Vizi.

“Vou ter orgulho de saber que algum deles, assim como nós, siga o caminho do esporte e consiga ser bem na vida”, completa a ala/pivô Isabela.

O Brasília/BasqueteVizi volta à quadra no sábado (14 de março), às 18h00 (de Brasília), quando visita o Basketball Santo André/APABA, em Santo André (SP). O time fecha a participação na temporada 2014/15 da Liga de Basquete Feminino (LBF) contra o Basquete Jaraguá no dia 16 de março, às 20h00 (de Brasília), em Jaraguá do Sul (SC).

O Brasília/BasqueteVizi tem o apoio da Academia V-1 e da FisioLabor e é patrocinado pela Cartão BRB, Instituto Sabin e SuperBolla.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo