A temporada de estreia do Brasília/Vizinhança na Liga de Basquete Feminino (LBF) foi de aprendizado e muito importante para a sequência da equipe na competição nacional. De acordo com a supervisora Renata Ribeiro e com o coordenador Thiago Freitas, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas dentro e fora da quadra, a disputa do campeonato como ‘caçula’ serviu para que todos pudessem aprender para buscar melhorias focando as temporadas vindouras.

Com isso, o representante do Distrito Federal chega mais fortalecido para a Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15. E, não foi só no tocante ao elenco que ocorreram mudanças, Renata e Thiago, contando com o respaldo da diretoria do Clube da Vizinhança, encabeçada pelo presidente Gerson Dias de Lima, procuraram melhorar também a estrutura.

“A nossa primeira participação, mesmo com as dificuldades que enfrentamos pelo noviciado e pela realidade que vivíamos nos campeonatos locais, foi de muito aprendizado, pois fizemos observações, trocamos ideias e informações com as outras equipes, procurando aprender ao máximo para pudéssemos aplicar tudo no nosso time, fazendo, é claro, uma adequação a nossa realidade”, relata Renata.

E, o ‘upgrade’ conseguido pelo Brasília/Vizinhança se deve em grande parte a luta incessante e ao esforço diário de Ribeiro e Freitas, que se dedicam de corpo e alma ao projeto de basquetebol da equipe da Capital Federal. “Reformamos o nosso ginásio, que ganhou piso novo e está totalmente modernizado, com condições totais de receber os jogos da LBF. Além disso, fizemos outras mudanças estruturais, que ajudarão a equipe crescer e encorpar nesta segunda participação”, comenta Freitas.

Com relação ao elenco, o Brasília/Vizinhança acertou com alguns nomes importantes do cenário nacional: a ala/armadora Cacá Martins (ex-São José), que esteve com a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-americano, a pivô Francielle Nascimento (ex-Sport Recife), a armadora Ariani Silva (ex-Ourinhos Basquete) e a ala Micaela Jacintho (ex-Maranhão). A jovem Sarah Stefani, formadas na base do próprio Clube da Vizinhança, segue com a equipe nesta temporada.

E, de acordo com Renata Ribeiro, alguns outros nomes poderão aparecer para dar mais força ao elenco. “Estamos analisando as possibilidades de mercado e devemos fazer mais algumas contratações. Mas, isso não está definido”, explica à coordenadora.

O Clube da Vizinhança tem uma história muito sólida e rica não só no basquetebol do Distrito Federal, como também no cenário nacional. Seu trabalho de formação, seja no naipe masculino ou feminino, é bastante atuante e eficiente, pois de suas escolinhas e equipes de base saíram: Oscar Schmidt, Pipoka Vianna, Karla Costa e Arthur Belchor, entre outros.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Kiko Rosso/LBF