13 de julho de 2022

Lisboa em ação em maio, contra o SESI Araraquara; ala/pivô esteve presente em quase todos os jogos da temporada (João Marcos/Sampaio Basquete)

Em vantagem após a vitória fora de casa no último sábado, por 82 a 69, o Sampaio Basquete tem nesta sexta, 15, a primeira oportunidade de se classificar para as Finais da LBF 2022.

O tricolor recebe o Santo André no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA) em partida que começa às 19 horas de Brasília, com entrada gratuita mediante um quilo de alimento não-perecível e transmissão ao vivo pelo YouTube da LBF. A equipe paulista precisa vencer para estender a série ao terceiro jogo, no domingo, 17 (17h).

Lê Lisboa, ala/pivô tricolor, conta qual atitude espera da equipe da casa para a partida.

“Vamos entrar tentando impor nosso ritmo de jogo, respeitando o time adversário mas buscando a vitória a todo momento, assim como foi no jogo 1 – só que agora com o apoio da nossa torcida”, diz.

A atleta sabe, no entanto, que a tarefa será difícil. O adversário já demonstrou poder de reação em múltiplas ocasiões na temporada e conta com um trio que figura no top-15 de eficiência da temporada: Lays, Glenda e Sassá.

Lisboa marca Sassá, de Santo André, no jogo 1 da série semifinal (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

“Um time muito forte fisicamente, que sabe jogar com as peças que tem. Temos que jogar com atenção, respeitando, mas também impondo nosso jogo”, pondera Lisboa.

A expectativa tricolor é que os 1.500 lugares disponíveis no Costa Rodrigues estejam ocupados para o jogo 2. E Lisboa garante que o apoio da torcida é um importante combustível para o grupo dentro de quadra.

“Pode ter certeza que é fundamental, ter a torcida vibrando com cada bola convertida, bola recuperada, um rebote, dá um gás a mais, sem contar que é lindo de se ver e de sentir. Uma atmosfera que só a torcida do Sampaio sabe trazer pra dentro de quadra”, elogia a ala/pivô.

No Jogo das Estrelas, a coroação nos Três Pontos (João Pires/LBF)

Em sua segunda temporada pela equipe maranhense e presente em 20 das 21 partidas nesta edição, Lisboa registra seus melhores números em pontos (10,9), bolas de três (2,5 por jogo e 38,6% de aproveitamento) e eficiência (13,8) em quatro anos na liga. Em junho, a ala/pivô conquistou o título do Desafio Wilson de Três Pontos no Jogo das Estrelas, no Rio de Janeiro. As boas atuações fizeram Lisboa cair nas graças da torcida. Indiscutivelmente, o melhor ano da atleta?

“Acredito que seja o meu melhor ano sim. Venho trabalhando forte, aproveitando cada oportunidade e tentando fazer sempre o meu melhor, buscando evoluir e aprender cada dia mais com todos aqui do Sampaio”, finaliza.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

Ludovicenses e andreenses se reencontram nesta sexta, em jogo decisivo para ambas (Matheus Soares/Sampaio Basquete)

SEMIFINAIS LBF 2022

*Horários de Brasília

Sampaio Basquete (2º) 1X0 (3º) AD Santo André

Jogo 1: 9/7, Santo André/SP. SAN 69X82 SMB

Jogo 2: 15/7, 19h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: LBF LIVE e YouTube da LBF

Jogo 3 (se necessário): 17/7, 17h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: LBF LIVE e YouTube da LBF

 

SESI Araraquara Basquete (1º) 0X1 (4º) Vera Cruz Campinas

Jogo 1: 10/7, Campinas/SP. VER 54×42 SES

Jogo 2: 16/7, 11h30, SESI Araraquara, Araraquara/SP. Entrada: gratuita – ingressos em http://araraquara.sesisp.org.br/. Transmissão: TV Cultura

Jogo 3 (se necessário): 18/7, 19h30, SESI Araraquara, Araraquara/SP. Entrada: gratuita – ingressos em http://araraquara.sesisp.org.br/. Transmissão: LBF LIVE e YouTube da LBF