O basquete feminino fica cada vez mais forte. A Confederação Brasileira de Basketball concluiu nesta segunda-feira (19) a nomeação dos representantes dos atletas nas assembleias da entidade. Pela primeira vez, cinco personagens históricas do basquete feminino terão voz nas decisões tomadas em prol da modalidade. Além das lendárias Hortência, Paula e Norminha, eleitas no começo do mês, somam agora à seleta lista duas ex-jogadoras com história na LBF CAIXA – Helen Luz e Iziane.
Helen disputou a primeira edição, na temporada 2010/2011, com a equipe de Americana. A competição também marcou a despedida da campeã mundial e medalhista olímpica das quadras. Entre 2014 e 2017, Helen foi vice-presidente da LBF e hoje é comentarista das transmissões da LBF CAIXA na TV Gazeta. Ela comentou sua mais nova representatividade na modalidade:
”Parabenizo a CBB pela atitude de convocar os atletas, pois são eles que fazem com que o basquete aconteça. Acho importante ter a voz feminina nas assembleias. O atleta nunca foi muito escutado, ao menos quando eu jogava, e a CBB dá agora essa oportunidade pra todo mundo. Fico feliz de poder fazer parte deste grupo seleto de atletas tão renomados do Brasil, e com certeza vou contribuir da melhor maneira possível, sendo justa com todas as situações”.
Campeã em 2016, Iziane é uma das maiores pontuadoras da história da LBF CAIXA. Ela ainda detém a maior média de pontos da história da competição, com 19,9 em 94 partidas. Em números absolutos, a ala é a quinta maior, com 1.871 pontos. Atual diretora técnica do Sampaio Basquete, Iziane foi a mais votada entre ex-atletas da seleção para juntar-se à comissão.
”Fico muito feliz em poder ser uma das portas vozes do basquete Brasileiro, em especial do basquete feminino que tanto precisa de apoio, incentivo e ações concretas, para voltar a ser a grande potencia que foi um dia e especialmente incentivar meninas à prática esportiva e a terem o sonho de vestir a camisa da seleção brasileira um dia. Estamos aqui para somar com a grande experiência desses 23 anos dedicados ao basquete, com o amor que tenho a esse esporte que transformou a minha vida”, disse Iziane. Pela seleção brasileira, participou de duas Olimpíadas e três Mundiais.
A nomeação das cinco figuras ratificam o compromisso da atual gestão da CBB de recuperar o prestígio da modalidade, incluindo nomes de peso nas decisões tomadas pela entidade máxima do basquete brasileiro. A primeira assembleia terá data definida em breve.