21 de novembro de 2022

Autoridades e figuras históricas do basquete no plenário (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Seleção Brasileira de Basquete, que completa 100 anos de história neste ano, foi homenageada na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), com uma sessão solene realizada nesta segunda, 21.

Proposta pelo Deputado Federal Felipe Carreras, de Pernambuco, a homenagem contou com a presença dos presidentes da Confederação Brasileira de Basketball, Guy Peixoto Jr, do Comitê Brasileiro de Clubes, Paulo Maciel, e de personagens históricos como Oscar Schmidt, Claudio Mortari e Cadum Guimarães, que discursaram no Congresso. O basquete feminino foi representado pela campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica Alessandra.

“Nunca pensei que um dia eu iria jogar basquete e iria para uma seleção brasileira, ser campeã mundial e medalhista olímpica. Também nunca pensei que um dia estaria aqui, representando a seleção, o feminino, colegas e pessoas que foram meus ídolos. Não tenho palavras para descrever estar aqui nesta casa muito importante. Agradeço à oportunidade que a CBB e o presidente Guy Peixoto me deram, é um orgulho e honra estar aqui. E agradeço ao professor da escola que me incentivou e mostrou que o basquete poderia mudar minha vida. Ser uma atleta de alto nível é importante, mas, primeiramente, ser uma boa cidadã, e o basquete me levou a isso e ao mundo”, disse ao plenário a ex-pivô, emocionada.

Alessandra discursa no Congresso Nacional (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

“Nunca imaginei ser presidente da CBB e muito menos participar de uma homenagem como essa. Muito feliz e agradecido a todos os parceiros que por um século acreditaram no basquete brasileiro. Agradecer ao deputado Felipe Carreras, ao Ministro da Cidadania pela presença. Ao presidente do CBC Paulo Maciel e todos os atletas, presidentes de federações e ex-atletas. Esse momento é especial”, completou Guy Peixoto Jr.

“Esta é uma singela homenagem, pois o basquete brasileiro merece muito mais. A gente tem que fazer justiça ao esporte, e o basquete tem um capítulo muito importante no esporte no Brasil. O esporte pode oportunizar jovens que muitas vezes não tem o direito de sonhar com uma vida digna”, declarou o parlamentar Carreras.