Na manhã desta sexta-feira (11/03), na sede da Federação Internacional de Basketball (FIBA), em Mies, na Suíça, aconteceu o sorteio das chaves femininas e masculinas do basquete nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e a Seleção Brasileira já sabe qual o caminha que terá que percorrer até o sonho da medalha olímpica.

A Seleção Brasileira feminina está no Grupo A do torneio olímpico e fará sua estreia na competição no dia 06 de agosto, em duelo contra a Austrália. Além do campeão da Oceania, o esquadrão verde-amarelo terá o Japão como um de seus adversários na primeira fase.

Os outros três países da chave A serão conhecidos a partir do dia 13 de junho, no torneio Pré-Olímpico Mundial. Vão para o grupo do Brasil o campeão do torneio (1), o terceiro colocado (3) e o dono da quinta melhor colocação (5).

Já a chave B terá a participação do Canadá, dos Estados Unidos, de Senegal, da Sérvia, do vice-campeão do Pré-Olímpico (2) e do país com a quarta melhor campanha do torneio (4).

A Seleção Brasileira Feminina iniciará sua preparação para os Jogos Olímpicos no início do mês de maio e terá por volta de 100 dias de treinamentos preparatórios para o principal torneio de seleções do esporte mundial.

“A minha preocupação é como vamos chegar na competição e não contra quem vamos jogar. É uma preocupação de maneira positiva, pois tenho convicção que vamos chegar bem, já que vamos fazer uma boa preparação. É muito claro que temos boas jogadoras no Brasil e falo isso com muita convicção. Elas acreditando no que podem fazer temos condições de ser uma grande surpresa, não só para o mundo como para os amantes do basquete que vão ver uma equipe diferente”, comentou Barbosa, técnico da Seleção Brasileira feminina.

“Todas as equipes que saírem do Pré-Olímpico Mundial são boas. Quem podia pensar que Espanha e França teriam que disputar essa competição para se classificar para os Jogos. Na verdade, o basquete europeu é muito equilibrado. Você não vê a mesma equipe com supremacia depois da Rússia”, finalizou o treinador.

Confira as chaves femininas dos Jogos Olímpicos Rio 2016:

Grupo A:
Austrália
Brasil
Japão
Vencedor Pré-Olímpico Mundial 1
Vencedor Pré-Olímpico Mundial 3
Vencedor Pré-Olímpico Mundial 5

Grupo B:
Canadá
Estados Unidos
Senegal
Sérvia
Vencedor Pré-Olímpico Mundial 2
Vencedor Pré-Olímpico Mundial 4