Cacá, Débora, Gil, Tati Pacheco e Schmauch desembarcam em Itu

25 de janeiro de 2022

Atual campeão da LBF, o Ituano Basquete anunciou cinco novidades para 2022.

A primeira foi a chegada de Cacá, eleita a melhor armadora da última liga e integrante do Quinteto Ideal da competição, quando defendia o KTO/Blumenau. O último clube da atleta de 1,72m e 29 anos foi o Santo André, pelo qual foi vice-campeã paulista em dezembro.

“Minha expectativa está alta, um novo clube e novos desafios pela frente. Estou empolgada, acredito que será um ano cheio de surpresas. A LBF do ano passado foi bem disputada, então acredito na crescente do basquete feminino”, comentou Cacá em comunicado oficial do clube.

Líder do Blumenau em 2021, Cacá entrou para a seleção da liga (Divulgação)

Na LBF 2021, a atleta comandou a campanha histórica do time catarinense, com médias de 10,9 pontos, 5,5 rebotes e 6,6 assistências em 19 partidas, tendo sido eleita a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas por cinco vezes. Foi a terceira de toda a temporada em assistências e minutos jogados (35,7), além de a quinta com mais roubos de bola (2,2).

A diretoria também confirmou três nomes que já passaram pela cidade dos exageros e pela seleção brasileira.

Débora Costa e Tati Pacheco, campeãs pan-americanas com a seleção brasileira em 2019, voltam a reforçar o galo. A armadora de 30 anos e 1,64m, que defendeu o time no paulista 2021, está na Espanha, onde atua pelo CB Jairis. Já Tati Pacheco, de 31 anos e 1,80m, passou pelo Ituano em 2019, quando foi vice-campeã paulista. Seu último clube foi o Vera Cruz Campinas.

Outra que volta a vestir rubro-negro é a experiente pivô Gil, que também estava no rival campineiro e passou pelo clube em 2018. A atleta de 40 anos e 1,83m foi duas vezes campeã da LBF e esteve em três Jogos das Estrelas e no Quinteto Ideal de 2018.

Débora passou pelo galo em 2021 (Ellen Costa/SESI Araraquara)

Por último, o galo trouxe a jovem ala Julia Schmauch, catarinense de 22 anos e 1,80m que disputou 17 jogos pela Sodiê Doces/Mesquita/LSB na LBF 2021.

“Estou muito contente em fazer parte de uma equipe vitoriosa como o Ituano, tenho certeza que trabalhar com nomes importantes do basquete me trará muitos desafios e evolução. A LBF tem tudo pra ter mais uma edição super competitiva e o objetivo é manter a equipe no topo”, comenta Julia.

Além das novidades, o galo também garantiu as permanências de Joice e Mari Dias, integrantes do grupo campeão brasileiro no ano passado. Com exceção de Débora, que chega ao fim da temporada na Europa, o elenco do técnico Bruno Guidorizzi inicia os trabalhos em 7 de fevereiro. Das atletas que disputaram o último campeonato paulista, deixaram o rubro-negro as alas Palmira, Patty e Agustina, além das pivôs Gabi Guimarães e Izabela Andrade.