Banner-Cancer-de-Mama-900x900px_02O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. Em 2015, a campanha do INCA tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Além disso, de acordo com os especialistas do INCA, há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Os eixos da campanha do INCA são:

– Divulgar informações gerais sobre câncer de mama e os aspectos relacionados à prevenção.

– Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).

–Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Não existe uma causa única para o câncer de mama. A doença está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

MulheresA Liga de Basquete Feminino (LBF) já entrou há algum tempo na luta para prevenir o câncer de mama, visto que esse foi o tema durante o primeiro ‘Desafio das Estrelas’, realizado na cidade de São José dos Campos (SP). Na ocasião, a entrada do ginásio Lineu de Moura recebeu uma carreta, graças a uma parceria com o programa estadual ‘Mulheres do Peito’ da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com todo o aparato necessário para a realização de exames de mamografia.

Na temporada passada, a Liga de Basquete Feminino (LBF) contou com uma rodada inteira dedicada a prevenção do câncer de mama. Na cidade de Americana (SP), bem próximo ao ginásio Centro Cívico, a mesma carreta fornecida pelo Governo do Estado de São Paulo realizou exames de mamografia na população da cidade e região.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)