Com Tassia e Gabriela imparáveis, a Uninassau voltou a vencer. Atuando no ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP), a equipe de Pernambuco bateu as donas da casa do Funvic/Ituano por 84 a 70, com 21 pontos da ala e outros 19 da ala/pivô. Leidi também estava em tarde inspirada. Com 19 pontos, a ala pivô do Funvic/Ituano bateu sua melhor pontuação em 4 temporadas na LBF CAIXA.
A partida também registrou duas marcas históricas: com 11 pontos, a ala Palmira tornou-se a quarta jogadora na história da LBF CAIXA a atingir 2 mil pontos. E com 19 assistências, a armadora Joice estabeleceu novo recorde da história da competição, batendo seu próprio recorde, que era de 16.
O jogo começou com a Uninassau melhor, abrindo uma contagem 6-0 que forçou o aniversariante do dia Barbosa a pedir tempo logo com dois minutos. A bronca surtiu efeito e o time da casa voltou mais ligado, equilibrando o placar e posteriormente passando a frente no segundo período, igualmente equilibrado e que terminou com parcial 17-14 para o Funvic/Ituano, diminuindo o déficit para 1 ponto no intervalo.
No terceiro período, a Uninassau ajustou a defesa do perímetro e preveniu as bolas de três ituanas. Com seu jogo de fora anulado, o Funvic/Ituano precisou acionar mais o garrafão, produzindo 15 de seus 18 pontos com Leidi e Kelly. Com maior rotação, a Uninassau aproveitou o período para abrir vantagem no placar (parcial 24×18 para o time pernambucano) e administrar no quarto final. Tassia estava em tarde inspiradíssima: converteu 9 de 11 arremessos no total, fechando a partida com 80% de aproveitamento. Gabriela teve outra atuação sólida e produziu um duplo-duplo de 19 pontos e 10 rebotes em 79% de aproveitamento nos arremessos.
– O jogo começou acirrado, a gente não estava se encaixando na defesa. Começamos a jogar mais juntas e escolher as melhores bolas no ataque e conseguimos abrir o placar -, disse Tassia, que comentou a ótima temporada que vem fazendo. “Estou bem feliz com a minha temporada, espero continuar assim. O Roberto me dá carta branca e confiança, as meninas me passam as bolas nos lugares onde eu chuto melhor, estou bem segura e confiante”, completou.
Muito cansada ao fim do jogo, Joice disse que a sequência de jogos e a prorrogação na quinta contribuíram para que o time sentisse o ritmo de hoje.
– A gente pecou muito na defesa; faltou perna e o cansaço falou mais alto. Agora precisamos treinar firme nesses 15 dias de folga, porque se tivermos mais prorrogações, estaremos preparadas -, disse a líder dos passes de toda a LBF CAIXA. Ela também falou sobre seu novo recorde.
– Agradeço às meninas que pontuam, não fosse por elas, eu não conseguiria. Isso é treinamento diário, é se comunicar pelo olhar -, comentou.
Com a derrota o Funvic/Ituano encerrou sua participação na 1ª fase e vai depender dos outros resultados para conhecer com qual posição final irá os playoffs. Já a Uninassau continua nesta semana em São Paulo, em preparação para os duelos contra Santo André/Apaba e São Bernardo/Brazolin/Unip.
A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.