A fase de classificação da Liga de Basquete Feminino termina em menos de um 30 dias, a definição dos quatro times que disputarão os playoffs do campeonato nacional está muito próxima de se concretizar e agora cada duelo é mais do que importante para as equipes que brigam pela ponta da tabela de classificação do campeonato nacional.
Dois dos três times que disputam forte a briga pela primeira colocação da LBF, Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa entram em quadra, no Ginásio do Centro Cívico, no interior do Estado de São Paulo (SP), nos dias 08 e 09 de março, ambos às 20 horas (de Brasília), para duelo já com cara e clima de decisão.
Ambos vindo de vitórias em partidas no campeonato nacional, o time do interior do Estado de São Paulo e a equipe da Região Nordeste do Brasil entram em quadra em busca de dar continuidade a seus bons momentos na competição e também para se dar melhor no confronto direto que fará diferença na tabela de classificação da LBF.
Dono da sequência de quatro vitórias consecutivas na LBF, o Corinthians enfrentou a outra equipe representante do Estado do Maranhão na última semana no campeonato nacional e conquistou duas importantes vitórias para se manter como líder do campeonato nacional.
Nas ocasiões, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini contou com atuações importantes da pivô Damiris, que conquistou média de 19,5 pontos e 7,0 rebotes nas duas partidas, para sair de quadra com respectivas vitórias por 85 a 67 e 66 a 62.
Já o Sampaio Corrêa viajou até o Recife na última semana da LBF para enfrentar a forte equipe do Uninassau/América, equipe até então empatada na liderança junto com o próprio Sampaio Corrêa e o Americana, em dois duelos no Ginásio de Esportes Wilson Campos, na capital pernambucana.
A equipe comandada pela técnica Lidesvi Pompa chegou para o duelo defendendo sequência de sete partidas seguidas com vitória, mas logo na primeira partida da rodada dupla de jogos sofreu revés pelo placar de 79 a 76, e viu sua sequência invicta chegar ao fim e também seus rivais abrirem vantagem na ponta da tabela.
Na segunda partida da rodada dupla, apoiado novamente por sua fervorosa torcida, o time maranhense mostrou atitude dominante em quadra e venceu o jogo com grande vantagem de 20 pontos (73 a 53), sem dar chances de reação a seu rival em nenhum momento da partida.
Com a moral altíssima após vitória acachapante sobre seu rival, o “Tricolor da Bolívia” viaja para a o interior do Estado de São Paulo em busca de dar continuidade nesta boa fase, mesmo já sabendo que não terá vida fácil nos dois duelos contra o atual líder Americana, que venceu os seis jogos que realizou ao lado de seu torcedor na atual temporada da LBF.
No primeiro turno, Sampaio Corrêa e Americana se enfrentaram no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), e a história daquele confronto foi praticamente idêntica ao do duelo entre Sampaio Corrêa e América de Recife realizado na semana passada.
No primeiro jogo do confronto o duelo só foi decidido na prorrogação e foi a equipe visitante que levou a vitória, pelo placar apertado de 88 a 87. No encontro seguinte, o Sampaio Corrêa foi dono de desempenho avassalador em quadra desde o primeiro minuto de jogo e aplicou a pior derrota da história do tricampeão Americana na LBF (90 a 57).