A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) indicou, na segunda-feira (13 de outubro), a ex-jogadora Helen Cristina Santos Luz (foto), campeã mundial e medalhista olímpica com a Seleção Brasileira, para integrar a Comissão Mulher no Esporte, criada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A Comissão tem como missão promover a valorização da mulher e potencializar suas capacidades no contexto esportivo, buscando satisfazer seus anseios e necessidades de informação e de serviços.

Presidida por Adriana Behar, medalhista olímpica de vôlei de praia e gerente de planejamento esportivo do COB, a comissão visa também contribuir para a promoção do apoio igualitário criando oportunidades diversas e experiências positivas para meninas e mulheres no ambiente esportivo. Além de Helen Luz, as ex-jogadoras e campeãs mundiais Janeth Arcain e Hortência Marcari também fazem parte da Comissão.

“Fiquei muito feliz e honrada com o convite de fazer parte desta comissão de mulheres. Não sabia que o COB já estava atuando e trabalhando nesse objetivo de ajudar as mulheres e incentivando a presença feminina no esporte. O mundo é ainda muito machista e fiquei muito feliz de ver que grandes nomes do esporte brasileiro como a Adriana Behar (presidente), Hortência Marcari e Janeth Arcain, além de outras que estão a frente desse incrível projeto. Vou participar da primeira reunião em breve, mas estou bastante ansiosa para começar a por em prática as próximas ações”, explicou Helen Luz.

A presente comissão terá como objetivos:

a) Estabelecer um ambiente de discussão onde as mulheres possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos, Sul-americanos e outras competições de igual natureza, e demais ações a serem realizadas em prol do Movimento Olímpico
b) Auxiliar o COB no estabelecimento de políticas que propiciem a promoção da presença da mulher no esporte
c) Oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico sob a ótica da Mulher do Esporte
d) Analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e padrões para o desenvolvimento das Mulheres no Esporte
e) Representar os direitos e interesses das Mulheres no Esporte e formular recomendações a este respeito
f) Incentivar a presença feminina no esporte
g) Apoiar o desenvolvimento da educação das meninas e mulheres através do esporte

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte: CBB
Foto: Rodrigo Campos/LBF