Logo na primeira temporada de sua história na LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa montou um grande elenco e conseguiu a classificação para os playoffs do principal campeonato de basquete feminino do brasil com a segunda melhor campanha. As comandadas da técnica cubana Lisdeivi Pompa terão pela frente, na fase semifinal, o Uninassau/América, atual vice-campeão da competição.

Com campanhas praticamente idênticas durante as 20 partidas da 1ª fase, Sampaio Corrêa e América de Recife empataram em 2 a 2 nos confrontos diretos na fase de classificação, porém a equipe maranhense terminou o confronto com média de 26 pontos de diferença nos placares de suas vitórias.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

(Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Com campanhas quase que idênticas na fase de classificação, Sampaio Corrêa e América de Recife disputam vaga na Final da LBF CAIXA (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Tudo igual
Na fase de classificação da LBF CAIXA, Sampaio Corrêa e América de Recife se enfrentaram em quatro partidas e o confronto direto terminou com duas vitórias para cada equipe.

Nem tanto assim…
Nas rodadas duplas entre América de Recife e Sampaio Corrêa, a equipe pernambucana venceu ambas primeiras partidas e o time tricolor os jogos que fecharam as rodadas. Curiosamente as vitórias do Sampaio foram por uma média de 26 pontos de diferença.

22/11/2015 – América de Recife 56 x 88 Sampaio Corrêa
29/02/2016 – Sampaio Corrêa 73 x 53 América de Recife

Muito positivo
Logo na primeira temporada de sua história na LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa conquistou grande campanha na fase de classificação e foi dono da 2ª melhor colocação geral.

Duas em duas?
Em sua segunda temporada na história da LBF CAIXA, a equipe pernambucana busca alcançar a 2ª decisão consecutiva.

Três seguidas
O América de Recife encerrou sua participação na fase de classificação da LBF CAIXA com três derrotas seguidas, uma contra o Maranhão e duas contra o Corinthians/Americana.

Grande temporada
A pivô Nádia, do Sampaio Corrêa, fechou a fase de classificação da LBF CAIXA com médias de 13,3 pontos e 9,9 rebotes por jogo, ambas as melhores marcas de sua trajetória no campeonato feminino.

Sra double-double
Eficiente ofensivamente e no trabalho de rebotes, a pivô Érika de Souza, do América de Recife, anotou dígitos duplos em dois fundamentos em dez dos 12 jogos que disputou na LBF CAIXA.

Choque de respeito
Amigas fora da quadra, as pivôs Érika de Souza e Nádia Colhado protagonizarão o duelo entre as duas reboteiras da LBF CAIXA, que vai tirar faísca do garrafão durante a série semifinal.

(Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Amigas fora da quadra, Érika de Souza e Nádia protagonizarão um dos grandes duelos dos playoffs da LBF CAIX A (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Transpira eficiência
Ainda no assunto Érika de Souza, a atleta de 1,97m foi a atleta mais eficiente da fase de classificação da LBF CAIXA, com 22,0 pontos de valorização por jogo.

Trabalho duro
Desfalques do América de Recife na reta final da fase de classificação, a armadora Adrianinha e a ala Ariadna se recuperam de lesão na panturrilha e tentam voltar ainda em tempo de disputar a série semifinal dos playoffs.

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Iziane foi muito regular ofensivamente e fechou a fase de classificação entre as cestinhas (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Pegando fogo!
Uma das principais destaques da grande campanha do Sampaio Corrêa na LBF CAIXA, a experiente ala Iziane fechou sua participação na fase de classificação com respectivos 27, 17, 10, 38, 10, 24, 25 pontos.

É muito ponto!
Com tantos números bons, Iziane é a atual segunda cestinha da LBF CAIXA, com média de 16,5 pontos por partida.

Muito favorável
Nas três temporadas da LBF CAIXA com playoff, o 2º colocado levou a melhor sobre o 3º lugar nas três vezes, todas com varridas.

No topo
A armadora norte-americana Erica Wheeler, do Sampaio Corrêa, conquistou a melhor média de assistências da fase de classificação da LBF CAIXA, com 4,6 passes resultantes em cestas por jogo.

No Top5
O Sampaio Corrêa tem duas representantes entre as cinco atletas mais eficientes do campeonato nacional, a pivô Nádia (4ª), com 18,4 pontos de valorização, e a armadora Wheeler (5ª), com 15,6 de média.

Aqui não!
Outra estatística que as pivôs Érika de Souza e Nádia aparecem entre as tops da LBF CAIXA é no fundamento de tocos. A atleta do Sampaio possui média de 1,3 bloqueios por partida, melhor marca do campeonato, e a do América possui 1,1 de média.

Parelho
Donos de campanhas praticamente idênticas na fase de classificação da LBF CAIXA, Sampaio Corrêa e América de Recife possuem semelhanças em diversas estatísticas no campeonato nacional.

Melhor ataque:
Sampaio Corrêa (2º) – 75,5 pontos por jogo
América de Recife (3º) – 71,6 pontos por jogo

Melhor defesa:
Sampaio Corrêa (Melhor do campeonato) – 64,2 pontos sofridos de média
América de Recife (2º) – 66,8 pontos sofridos de média

Rebotes:
América de Recife (Melhor do campeonato) – 41,3 rebotes por jogo
Sampaio Corrêa (2º) – 40,2 rebotes por jogo

Tentativas de bola para 3 pontos:
América de Recife (1º) – 19,2 tiros longos por jogo
Sampaio Corrêa (2º) – 18,0 tiros longos por jogo

Aproveitamento bola de 3 pontos:
América de Recife (3º) – 33% de eficiência
Sampaio Corrêa (4º) – 32,4% de eficiência

Bolas para 2 pontos certas:
Sampaio Corrêa (2º) – 22,7 por jogo
América de Recife (3º) – 21,3 de média

Tocos:
Sampaio Corrêa (Melhor do campeonato) – 2,3 tocos por jogo
América de Recife (2º) – 2,0 tocos por jogo

(Robson Neves/Divulgação)

Sampaio Corrêa e América de Recife possuem númeeros parecidos em diversos fundamentos na LBF CAIXA 2015/2016 (Robson Neves/Divulgação)

Enfim opostos
Em meio a tanto equilíbrio nas estatísticas, América de Recife e Sampaio Corrêa possuem números totalmente diferentes em erro. O time maranhense é a equipe que menos erra na LBF CAIXA, com apenas 11,1 erros totais por jogo. Já o América é o time com mais erros totais do campeonato, com 14,9 por jogo.

Literalmente em casa
Sampaio Corrêa e América de Recife foram dois dos melhores mandantes da fase de classificação da LBF CAIXA, ambos com oito vitórias conquistadas em dez partidas ao lado de seus torcedores.

– Sampaio Corrêa Basquete (2º) x Uninassau/América (3º)

Jogo 1 – 09/04 (sábado), às 12 horas, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE) – ao vivo no SporTV

Jogo 2 – 13/04 (quarta), às 19h, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

Jogo 3* – 14/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

* Se necessário