SJose_AmericanaA 12ª semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 será aberta neste sábado (14 de março), com a realização de cinco partidas.

A vice-líder ADCF Unimed/Americana, dona da melhor campanha, recebe a visita do São José/Colinas Shopping (terceiro colocado), às 10h00 (de Brasília), no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV, em jogo que marca a campanha da LBF de combate ao câncer de mama. Na última vez que esteve em quadra, o time do Interior derrotou o Maranhão Basquete, enquanto que a equipe do Vale do Paraíba passou pelo Top Therm/Grupo Leonardi/Sicred/Unimed/Presidente Venceslau.

“Todos os jogos contra o São José são clássicos, o confronto é intenso do começo ao fim e sempre que me defrontei contra eles, nunca encontrei facilidades. Acho que todas as equipes passam o mesmo, pois este adversário possui um time com atletas de boa qualidade técnica e física. Para superar, temos a parte física e psicológica que trabalhamos arduamente e que não nos deixa sentir exaustas, já que todas as atletas estão sempre acrescentando e dando o mesmo ritmo do começo ao fim. Temos muitas qualidades também, tanto ofensivas, quanto defensivas, uma vez que esse será um jogo de técnica e prevalecerá à concentração, foco e o físico (preparo técnico e tático)”, comenta a armadora Joice Rodrigues, da ADCF Unimed/Americana.

“Sabemos que o São José tem um elenco de excelentes jogadoras, que jogam muito bem em conjunto. Nossa equipe se preparou durante essa semana especificamente, cuidando de cada detalhe em relação a este adversário e também nos preocupando em aperfeiçoar o nosso ataque e defesa. Nossa equipe está muito bem preparada, temos a consciência de que não será uma partida fácil, mas temos que entrar concentradas e impor o ritmo. Sendo assim, acredito que possamos sair com um resultado positivo e o fato de estar jogando em casa também é um ponto positivo a mais para nós”, acrescenta a pivô Gil Justino, do representante de Americana.

“Será um jogo disputado de duas grandes equipes. Estamos preparadas para fazer uma grande partida”, analisa a pivô Fabiana Caetano, do São José/Colinas Shopping.

No turno, vitória da ADCF Unimed/Americana, mesmo jogando fora de seus domínios, por 70 a 67, em jogo bastante disputado.

Às 11h00 (de Brasília), acontece o ‘derby da capital pernambucana’, envolvendo Sport Recife (quinto colocado) e o líder Uninassau/América, no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). Na jornada passada, os dois times derrotaram o Basquete Jaraguá.

“Vamos ter mais um jogo bastante difícil, contra, em minha opinião, a melhor equipe individualmente do campeonato. Vamos fazer um jogo em que poderemos testar algumas situações, já que não vai mudar a classificação final e estou mais preocupado e trabalhando visando o playoff”, relata o técnico Rildo Accioly, do Sport Recife.

America_Sport_01“Eu sei que as nossas jogadoras vão estar ansiosas, não tem como negar. Escrevemos história no clube e esperamos que à torcida nos respeite, assim como respeitaram todos os outros adversários”, comenta o técnico Roberto Dornelas, do Uninassau/América, que já definiu o quinteto inicial para o derby. “Adrianinha, Tiffany, Erika, Nádia e Young. O rodízio será feito com Tati, Iza e Tainá Paixão. Dependendo do andamento do jogo, vejo o que mais posso mudar”, completa o treinador, que não terá a pivô norte-americana Sandora Irvin, que se recupera de uma inflamação no joelho direito.

No confronto válido pelo turno, vitória do Uninassau/América, atuando como mandante, por 92 a 26.

A APAB/Unifeb Barretos (sétima colocada) encara o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicred/Unimed/Presidente Venceslau (oitavo colocado), às 18h00 (de Brasília), no ginásio João Batista da Rocha, na cidade de Barretos (SP). No seu compromisso mais recente, o time de Barretos derrotou o Brasília/BasqueteVizi, enquanto que a equipe de presidente Venceslau foi batida pelo Basketball Santo André/APABA.

Vanceslau_Barretos_01“Temos traçado objetivos jogo a jogo e para a APAB/Unifeb Barretos seria muito importante obter a melhor classificação possível. Estar no playoff já é uma grande conquista e buscar a sétima colocação enaltecerá ainda mais o nosso trabalho. Sabemos da força do time de Presidente Venceslau, porém, buscaremos fazer um jogo intenso e coletivo”, analisa Alexandre Escame, da APAB/Unifeb Barretos.

No duelo entre as duas equipes, que fez parte do turno desta fase inicial, a APAB/Unifeb Barretos venceu, mesmo jogando nos domínios do rival, por 60 a 54.

No mesmo horário, o Basketball Santo André/APABA (sexto colocado) quer dar sequencia ao seu bom momento jogando contra o Brasília/BasqueteVizi (nono colocado), às 18h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP). Na rodada passada, o time do Grande ABC bateu o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicred/Unimed/Presidente Venceslau, enquanto que o representante do Distrito Federal foi batido pela APAB/Unifeb Barretos.Brasilia_SAandre

“Treinamos muito forte nesta semana, já com o pensamento no playoff. Se ganharmos do Brasília, garantiremos o sexto lugar e não teremos de depender do jogo com o Maranhão”, comenta a técnica Laís Elena, do Basketball Santo André/APABA.

No turno, vitória do Basketball Santo André/APABA, mesmo jogando fora de casa, por 92 x 72.

E, complementando a rodada, também às 18h00 (de Brasília), o Basquete Jaraguá (décimo colocado) e o Maranhão Basquete (terceiro colocado) jogam pela recuperação, no ginásio Novo Arthur Müller, em Jaraguá do Sul (SP). Na última vez que esteve em quadra, o time catarinense perdeu para o Uninassau/América, enquanto que a equipe maranhense foi superada pela ADCF Unimed/Americana.

A técnica Lisdeivi Pompa, do Maranhão Basquete, não poderá contar com a cestinha Iziane Castro, que cumprirá suspensão.

IMG_9529“Vamos enfrentar uma equipe muito qualificada, que conta com grandes jogadoras, e que figura entre as favoritas. Mas, a nossa expectativa é boa, pois teremos certamente o ginásio lotado, e queremos fazer um bom jogo, assim como foi no turno, quando perdemos para oi Maranhão, mesmo fora de casa, no final, nos detalhes, como aconteceu em outras ocasiões”, comenta o técnico Júlio Patrício, do Basquete Jaraguá.

No jogo entre os dois times, válido pelo turno da primeira fase, vitória do Maranhão Basquete, atuando em seu ginásio, por 66 a 59.

Campanha
A prevenção do câncer de mama foi o tema social da primeira edição do ‘Desafio das Estrelas’ da Liga de Basquete Feminino (LBF), realizado com grande sucesso na temporada passada, em São José dos Campos (SP), obtendo resultados amplamente positivos, dentro e fora de quadra. Para este campeonato, essa ação se repetirá no clássico entre ADCF Unimed/Americana e São José/Colinas Shopping, em Americana (SP).

Banner-Cancer-de-Mama-900x900px_02Uma carreta totalmente preparada, com os equipamentos necessários para a realização dos exames de mamografia, ficará dentro do complexo do ginásio Centro Cívico no sábado (14 de março). Depois, de segunda-feira (16 de março) a sexta-feira (20 de março), será deslocada para a região do Teatro de Arena Elis Regina (Vila Colina), ficando à disposição dos munícipes nos períodos da manhã e tarde.

“Muitas mulheres tem o receio de ir ao médico para realizar a mamografia e o quanto antes for detectada a doença, maior a chance de cura. Há algum tempo, foi realizada uma pesquisa e o número de diagnóstico precoce aumentou numa considerável porcentagem, por isso, é muito importante também realizar o exame em casa, hoje em dia na televisão ou em qualquer propaganda na internet nos ensina a realizar esse chamado exame de toque na mama. Entoa, mulherada vamos nos conscientizar e combater essa doença que tem feito muitas vítimas”, comenta a pivô Gil Justino, da ADCF Unimed/Americana.

Esta iniciativa será realizada através de uma parceira conjunta entre a Liga de Basquete Feminino (LBF), Prefeitura Municipal Americana e o Governo do Estado de São Paulo, na pessoa do secretário estadual de Saúde David Uip, que mantém o programa “Mulheres de Peito”, que incentiva mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estimula o diagnóstico precoce do câncer de mama, através da ampliação e facilitação do acesso aos exames.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Tião Martins/PMSJC, Robson Neves/Divulgação, Irene Egler/Divulgação, Paulo de Tarso Jr./Divulgação