Banner-Cancer-de-Mama-900x900px_02

A prevenção do câncer de mama foi o tema social da primeira edição do ‘Desafio das Estrelas’ da Liga de Basquete Feminino (LBF), realizado com grande sucesso na temporada passada, em São José dos Campos (SP), obtendo resultados amplamente positivos, dentro e fora de quadra. Para este campeonato, essa ação se repetirá neste sábado (14 de março), às 10h00 (de Brasília), no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), quando acontece o clássico entre ADCF Unimed/Americana e São José/Colinas Shopping, na abertura da 12a semana da LBF – 2014/15, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

De acordo com Márcio Cattaruzzi, as questões sociais sempre caminharão em paralelo aos campeonatos da LBF. “Durante a primeira edição do Desafio das Estrelas, essa campanha do câncer de mama foi bem sucedida, já que muitas mulheres realizaram o exame e, de acordo com o resultado, foram orientadas”, relembra o presidente.

Mamografia

O exame de Mamografia é importante para detectar a presença do câncer de mama

“Neste ano, a expectativa é que a campanha possa ser muito útil à população feminina de Americana, assim como foi a de São José dos Campos no ano passado”, acrescenta Márcio, salientando que na edição deste ano do Desafio das Estrelas, que ocorreu recentemente em Franca (SP), o tema social foi “Banco de Sangue – seja o titular desse time”.

Uma carreta totalmente preparada, com os equipamentos necessários para a realização dos exames de mamografia, ficará dentro do complexo do ginásio Centro Cívico no sábado (14 de março). Depois, de segunda-feira (16 de março) a sexta-feira (20 de março), será deslocada para a região do Teatro de Arena Elis Regina (Vila Colina), ficando à disposição dos munícipes nos períodos da manhã e tarde.

“Além dos exames, que são importantes para detectar a presença do câncer de mama, que tem uma incidência de cura muito grande quando é descoberta precocemente, os torcedores poderão tirar todas as suas dúvidas sobre o tema com os profissionais do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Americana que estarão trabalhando na referida carreta”, explica Cattaruzzi.

Para Ester Rejane de Oliveira Rocha, chefe de gabinete da Secretaria da Saúde de Americana, esta ação social da Liga de Basquete Feminino (LBF) traz facilidades as mulheres. “Vejo esta ação como bons olhos, pois é extremamente importante e ajuda bastante, trazendo facilidades para a realização dos exames. Por isso, é muito importante para a população de Americana”, analisa.

aparato

A carreta é totalmente equipada com o maquinário necessário para realização dos exames

Esta iniciativa será realizada através de uma parceira conjunta entre a Liga de Basquete Feminino (LBF), Prefeitura Municipal Americana e o Governo do Estado de São Paulo, na pessoa do secretário estadual de Saúde David Uip, que mantém o programa “Mulheres de Peito”, que incentiva mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estimula o diagnóstico precoce do câncer de mama, através da ampliação e facilitação do acesso aos exames.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Rodrigo Campos/LBF