Santo André/Apaba, Ituano, São Bernardo/Brazolin/Unip, Poty/BAX/Catanduva e Vera Cruz Campinas estão no Paulista 2018 (Montagem)

Duas partidas abrem hoje a Divisão Especial do Campeonato Paulista, que conta com cinco equipes que disputaram a última edição da LBF CAIXA. A bola sobe às 19 horas para Santo André/Apaba e Sesi/Araraquara, no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC, e para Ituano x Poty/BAX/Catanduva, que jogam no ginásio municipal Joaquim Dias, em Itu (SP).

No sábado, às 16h30, o atual campeão brasileiro Vera Cruz Campinas visita o Pró-Esporte, de Sorocaba, com jogo no ginásio municipal Gualberto Moreira. As partidas deverão ter transmissão pela TV FPB.

Atual bicampeão, o Santo André/Apaba vem bastante diferente em relação ao elenco que ergueu o troféu em 2017. De lá pra cá, perdeu titulares como Ariadna, Débora e Silvinha, mas trouxe a dupla ex-Venceslau Izabela e Barbara, além das armadoras Bia e Alana. Cestinha da LBF CAIXA 2018, Jaqueline desfalca a equipe na primeira rodada – está na Colômbia com a Seleção.

Ituano apresentou novos uniformes para o Paulista (Reprodução/Facebook Ituano Basquete)

Outro que se reformulou e até mudou de nome foi o Ituano. O time de Barbosa manteve seu núcleo veterano – Kelly, Joice e Palmira -, mas trouxe um pacotão de reforços da Uninassau, além da ala Luana e a armadora Maila.

“Ficamos mais fortes com a chegada de quatro jogadoras e mantendo nossa base da LBF. Isso é muito importante. E estrear em casa, com o apoio da nossa torcida é muito bom”, disse Barbosa em entrevista ao site da FPB.

Capitaneado por Natalia, o Poty/BAX/Catanduva também modificou-se, começando do banco. Cesamar Fernandes assume no lugar de Fernanda Hartwig, que agora é auxiliar. Reforços, chegaram Larissa (ex-Venceslau), Lorraine (ex-Uninassau) e a argentina Belén Castellino, que vem do Ameghino.

Vera Cruz Campinas e Poty/BAX/Catanduva voltarão a se enfrentar (Arquivo/Fábio Leoni Vera Cruz Campinas)

O Vera Cruz Campinas manteve boa parte do elenco campeão da LBF CAIXA no primeiro semestre e ainda se reforçou com as chegadas das ex-Uninassau Gil e Ana Limoeiro, além da ala-pivô Vitória Marcelino, que estava no Sampaio. A serviço da seleção argentina para o Sul-Americano e o Mundial, a MVP das Finais da LBF CAIXA Melisa Gretter deverá estar a disposição apenas em outubro.

Última das equipes da LBF a estrear, o São Bernardo/Brazolin/Unip joga só na próxima semana, fora de casa, contra o Instituto Baby/RN/Pinda, equipe novata. O técnico Marcio Bellicieri segue apostando na juventude: manteve Lays e Thayná e ainda trouxe Mayara, Daphner e Júlia, todas abaixo de 23 anos.

Equipes novatas

Campeã do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2018, Débora é a nova armadora do Sesi Araraquara (Divulgação/Sesi Araraquara Basquete)

As três equipes que debutam no Estadual trazem no elenco jogadoras com histórico na LBF CAIXA. O Sesi Araraquara, que tem a campeã Mundial Roseli como diretora técnica, trouxe as ex-andreenses Silvinha e Débora, além de Karen (ex-Venceslau), Aline Moura (campeã com o Vera Cruz Campinas) e Maira Horford (ex-Funvic Ituano).

O Pró-Esporte, comandado pelo técnico Marcinho Silva e recheado de jovens atletas, se reforçou com as ex-Funvic Ituano Aruzha e Milena, e a ala Mariane Vargas, que veio do São Bernardo/Brazolin/Unip.

Já o Instituto Baby/RN/Pinda, que terá neste estadual sede em Pindamonhangaba, trouxe nomes de peso como Ineidis Casanova e Tati Pacheco, além de Licinara e Sassá.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.