Chegou à hora, o Brasil vai entrar na quadra para mais uma competição internacional em 2014. A cidade de Salvador, na Bahia, continua a respirar o basquete. Depois de sediar a LDU de Basaquete 3×3, agora a capital baiana recebe o 2º Campeonato Mundial Universitário da modalidade, de 18 a 21 de setembro, no Parque Jardim dos Namorados em Pituba, com entrada gratuita para o público.
A seleção brasileira participa do torneio com força total em duas equipes femininas. “Tenho certeza que será uma experiência magnífica, é uma competição diferente, modalidade nova, muito interessante. Estou contente em poder participar”, Laís Nanes, campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 pelo Sport Recife (PE).
O Brasil também contará com a experiência de Franciele Nascimento (foto), ex-jogadora da Seleção Brasileira, que também foi campeã da LBF com o Sport Recife, que se transferiu para o Brasília/Vizinhança no começo desta temporada.
Esta será a primeira participação do Brasil no Mundial de Basquete 3×3. Os atletas foram convocados por uma comissão técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) junto com a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB).
Os adversários também são fortes, o exemplo maior é a Itália, que vem para este Mundial com a equipe, que é a atual campeã do torneio. O título foi conquistado em 2012, na Sérvia. As italianas contam com a experiência das atletas que atuam na principal divisão do país, comandadas pela ex-jogadora Monica Stazzonelli.
As seleções nacionais são formadas por estas atletas:
Selecionado 01: Karina Martins, Laís Tobias, Franciele Nascimento, Laiane de Souza. Técnico: Cristiano Pereira.
Selecionado 02: Laís Nanes, Ingrid Vasconcelos, Viviane Coelho, Isabella Costa. Técnico: Osvaldo Campainha.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Luiz Pires/Divulgação