Mariana Moura

Mariana é líder do ranking brasileiro

O departamento técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou, na segunda-feira (04 de maio), a convocação da Seleção Brasileira de Basquete 3×3 que irá disputar o Campeonato Mundial Sub-18 de Debrecen, na Hungria, de 04 a 07 de junho. A equipe feminina terá Letícia Josefino (RJ), Mariana Dias (SP), Mayara Cristina Marins (RJ) e Wytalla Motta (SP).

“Estamos indo para uma competição muito forte, com todas as seleções do mundo se preparando muito bem. Sabemos que qualquer tropeço em um Campeonato Mundial pode significar uma desclassificação, então vamos brigar forte com as armas que temos. Para a convocação da seleção feminina, apostamos na continuidade de um grupo que já possui bagagem de outras competições como o Mundial e os Jogos Olímpicos da Juventude, como é o caso da Letícia, Mayara e Mariana. Para completar esse elenco chamamos a Wytalla. É uma jogadora com indiscutível qualidade técnica e que fará um diferencial, além de ter sido indicada por muitos treinadores. A equipe é boa e forte, mas sabemos que a trajetória não será fácil”, explicou o treinador da equipe nacional, Christiano Medeiros.

Líder do ranking brasileiro 3×3 Sub-18 feminino da Federação Internacional de Basketball (FIBA), a pivô Mariana Dias, destacou a emoção de defender o Brasil no Mundial 3×3. “Essa convocação me deixou muito feliz, já é possível para mim sentir a emoção de entrar em quadra e representar o Brasil no Basquete 3×3. O objetivo é que cada um dê tudo de si, e assim buscar o melhor resultado possível. Neste momento, o Brasil é uma equipe pronta para encarar esse desafio. Sei da extrema responsabilidade, mas o prazer será de lutar e competir, além de trabalhar para trazer uma medalha”, destacou Mariana, que ocupa a 41ª posição no ranking mundial do 3×3.

Wytalla_01

Wytalla chega para fortalecer o selecionado nacional

Das quatro convocadas, duas estiveram em ação na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15: a pivô Mariana Dias, pela Unifeb/APAB Barretos, e a ala Wytalla Motta, que hoje defende a ADC Bradesco/Osasco, mas que atuou anteriormente pela ADCF Unimed/Americana.

Segundo o departamento técnico da CBB, a Seleção Brasileira foi convocada de acordo com os critérios da Federação Internacional de Basketball (FIBA): dois homens e duas mulheres entre os dez primeiros do ranking nacional e que os oito atletas tenham disputado pelo menos duas competições homologadas pela FIBA nos últimos doze meses.

Seleção Brasileira Sub-18 Feminina
Letícia Cristina Soares Josefino – Pivô – 1m83 – 17 anos – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ
Mariana de Moura Queiroz Dias – Pivô – 1m86 – 17 anos – Unifeb/APAB/Barretos (SP) – SP
Mayara Crystina Leôncio Marins – Ala – 1m73 – 17 anos – Instituto Mangueira do Futuro (RJ) – RJ
Wytalla Taynara Motta – Ala – 1m77 – 17 anos – ADC Bradesco/Osasco (SP)

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Arquivo