Após pouco mais de uma semana de votação que envolveu público geral, técnicos e capitãs das dez equipes da LBF CAIXA e a imprensa, 24 jogadoras foram selecionadas para o Jogo das Estrelas 2019, que acontecerá em 8 de junho, em Araraquara (SP).
As duas jogadoras que tiveram o melhor coeficiente na votação foram Aline Moura, pivô do SESI Araraquara, com 52,2 pontos, e Raphaella Monteiro, ala do Sampaio Basquete, com 45,5 pontos. Elas serão as capitãs das equipes e promoverão um Draft nesta terça-feira (28) para formar as duas equipes com as outras 22 selecionadas.
As escolhas serão realizadas às 20h30, ao vivo, pelo Instagram da Liga de Basquete Feminino.
Como funcionou a votação:
A eleição geral envolveu quatro segmentos: público, que votou pelo site da LBF; os técnicos das dez equipes; as capitãs, representando as jogadoras; e por último, veículos da imprensa e perfis das mídias sociais que acompanham a LBF CAIXA 2019.
A escolha das 24 jogadoras para o Jogo das Estrelas LBF CAIXA 2019 foi definida através do coeficiente obtido entre os quatro segmentos, que tiveram os seguintes pesos: técnicos (30%), capitãs (30%), público (20%) e imprensa (20%).
Desta forma, a lista final é diferente da exibida na votação pelo site, que recebeu mais de 11 mil votos entre 16 e 24 de maio, com o público escolhendo dois quintetos e dois técnicos de sua preferência. Para que todas as dez equipes estejam presentes na festa, foi estipulado o limite máximo de 4 (quatro) jogadoras por clube.
Todas as dez equipes da LBF CAIXA terão pelo menos uma representante na maior festa do basquete feminino brasileiro. Vera Cruz Campinas, Blumenau e Santo André/Apaba, com quatro jogadoras cada, serão as equipes mais representadas no JdE LBF CAIXA 2019.
Confira a lista com as 24 jogadoras:
Aline Moura (SESI Araraquara): 52,2 pontos
Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete): 45,5 pontos
Débora (SESI Araraquara): 40,48 pontos
Gabriela (Ituano Basquete): 39,73 pontos
Melisa Gretter (Vera Cruz Campinas): 36,52 pontos
Patty (Vera Cruz Campinas): 34,25 pontos
Ariadna (Vera Cruz Campinas): 32,6 pontos
Mariana Dias (Vera Cruz Campinas): 31,09 pontos
Tati Pacheco (Sampaio Basquete): 26,96 pontos
Lays (Blumenau): 26,2 pontos
Erika (Santo André/Apaba): 25,57 pontos
Gil (Blumenau): 25,42 pontos
Tassia (Blumenau): 23,58 pontos
Simone (Santo André/Apaba): 20,16 pontos
Barbara (Santo André/Apaba): 19,5 pontos
Izabela (Santo André/Apaba): 18,56 pontos
Izabella Sangalli (Ituano Basquete): 13,98 pontos
Ronni Williams (Uninassau/Cabo de Santo Agostinho): 13,33 pontos
Silvinha (SESI Arararaquara): 12,19 pontos
Lê Lisboa (Pró-Esporte/Sorocaba): 10,23 pontos
Jennifer Nonato (Blumenau): 10,12 pontos
Isabela Ramona (Uninassau/Cabo de Santo Agostinho): 10,09 pontos
Glenda (Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip): 9,2 pontos
Lorraine (LSB RJ/Sodiê Doces): 0,63 ponto
Técnicos: Pelo coeficiente geral, os quatro técnicos mais bem votados foram Antonio Carlos Vendramini (Vera Cruz Campinas – 17,88 pontos), Cristian Santander (Sampaio Basquete – 11,69 pontos), Daniel Wattfy (SESI Araraquara – 9,77 pontos) e Bruno Guidorizzi (Santo André/Apaba – 9,23 pontos).
Desafios: A Liga de Basquete Feminino também divulgou as jogadoras que participarão dos Desafios deste ano. Serão oito jogadoras em cada.
No Desafio de Habilidades, cujas participantes foram indicadas pelos votos dos técnicos e capitãs da LBF CAIXA, participarão a atual campeã Débora (SESI Araraquara), Lays (Blumenau), Alana (Santo André/Apaba), Melisa Gretter (Vera Cruz Campinas), Larissa (Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip), Aruzha (Pró-Esporte/Sorocaba), Ineidis Casanova (Uninassau) e Joice (Ituano).
Para o segundo Torneio de Enterradas, que foi um dos melhores momentos do último JdE, foram indicadas pelos técnicos da LBF CAIXA Izabella Sangalli (Ituano Basquete), Monica Nascimento (Ituano Basquete), Juliana (Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip), Glenda (Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip), Tati Pacheco (Sampaio Basquete), Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete), Marilia (Santo André/Apaba) e a atual detentora do título, Bianca (Santo André/Apaba).
Atual campeã do Torneio de Três Pontos, Tassia (Blumenau) vai defender o título contra as sete jogadoras com o melhor percentual no quesito com, no mínimo, 40 bolas tentadas na temporada. São elas: Lays (Blumenau – 46,8%), Luana (Ituano – 40,6%), Tati Pacheco (Sampaio Basquete – 40,6%), Patty (Vera Cruz Campinas – 40%), Carol (LSB RJ/Sodiê Doces – 39%), Maira Horford (SESI Araraquara – 38%) e Izabela (Santo André/Apaba – 36,6%).
Araraquara
A “Morada do Sol” irá receber o Jogo das Estrelas LBF CAIXA pela primeira vez. O ginásio do Gigantão é a casa do SESI Araraquara e tem capacidade para receber 4.000 pessoas. As outras cinco edições foram realizadas em São José dos Campos (2014), Franca (2015), Campinas (2016), Americana (2017) e Santo André (2018).
A edição 2019 vai homenagear os 25 anos da conquista do Mundial de 1994 pela Geração de Ouro da nossa Seleção Brasileira, com a participação de campeãs no evento. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento a partir da próxima segunda-feira, 3/6, exclusiva para clientes CAIXA, e a partir de 5/6 para o público geral.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.
JOGO DAS ESTRELAS LBF CAIXA 2019
8 de junho – Ginásio Gigantão, em Araraquara-SP
Avenida La Salle s/n – Vila Ferroviária, Araraquara– SP
Ingressos: trocas por 1kg de alimento não-perecível a partir de 3/6 (exclusivo clientes CAIXA) e 5/6 (público geral)
Mais informações em: http://www.lbf.com.br/jogodasestrelas2019