A assembleia geral ordinária da Liga de Basquete Feminino aprovou, por unanimidade, as contas do exercício de 2020 da entidade. A votação foi realizada nesta segunda-feira (10/5) por meio de videoconferência, por conta das medidas de segurança por ocasião da pandemia de Covid-19.

O encontro virtual contou com a presença de dirigentes de dez equipes filiadas, além da presidente da Comissão de Atletas da LBF, Mariana Camargo. O pleito foi presidido por Roberto Dornelas, da RD Sports. Conforme previsto pelo estatuto da entidade, as contas e o balanço patrimonial do último ano foram avaliados pelo conselho fiscal da entidade e por auditoria externa, que recomendaram sua aprovação. Foram dez votos favoráveis pela aprovação e nenhum contra.

“Processo importante e levado com muita maturidade, atenção e seriedade por parte dos conselheiros e gestores. A aprovação sem ressalvas valoriza e respalda o trabalho desenvolvido pela LBF”, diz Marcos Guinancio, presidente da Liga Super Basketball, que gere a Sodiê Doces/Mesquita/LSB.

“A reunião foi muito clara, não deixou nenhuma dúvida. Apesar de 2020 ter sido um ano atípico e de pouca atividade, por conta da pandemia, tudo foi muito bem detalhado. Recebemos as contas com antecedência, então pudemos analisar bem. Todas as explanações foram minuciosas e eu vi muita seriedade e clareza, por isso (as contas) foram aprovadas sem ressalva. A gente fica feliz de ver a liga sendo conduzida dessa maneira, porque a liga somos nós, os clubes”, acrescenta Roseli Gustavo, campeã mundial, medalhista olímpica e presidente da Fundesport, entidade que representa o SESI Araraquara.

Mauro Bassoli, conselheiro fiscal da LBF, também ressalta o novo resultado positivo:

“Devido à pandemia, não tivemos o campeonato completo da LBF em 2020 mas, mesmo assim, a parte financeira não para: as contas continuam a existir e o controle financeiro da LBF tem que prosseguir o ano todo. Toda a contabilidade foi apresentada de forma clara e com extrema eficiência, não deixando dúvidas quanto a veracidade das informações. Com mais essa aprovação unânime, a LBF continua a manter sua qualidade de excelência”, disse o conselheiro.

Esta é a quarta aprovação de contas sob a gestão de Ricardo Molina, que preside a entidade desde 2017. Baseada em três pilares – Planejamento, Transparência e Contrapartida, a LBF segue desenvolvendo a profissionalização administrativa do basquete feminino.

Outras conquistas foram a certificação ISO 9001:2015, que padroniza os processos internos da entidade com um sistema de gestão de qualidade desde 2017 – sendo a única entidade do basquete nacional a obter a recomendação – e a Certificação pela Secretaria Especial do Esporte, obtida em 2019. Como resultado do trabalho desenvolvido, a LBF tem atraído marcas e novos parceiros à modalidade.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.