Duas importantes marcas do esporte nacional se uniram em uma parceria que busca aumentar a visibilidade e o profissionalismo do basquete feminino do Brasil. O SC Corinthians Paulista se juntou ao time de Americana, atual bicampeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), para a disputa da temporada 2015/16.
O basquete feminino é uma modalidade tradicional no país – são duas medalhas em Olimpíadas, além do Mundial conquistado em 1994 – e a parceria Corinthians/Americana nasce num momento importante para o esporte do País, que vive a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesse cenário, a equipe de Americana se estabeleceu como a principal força do basquete feminino da atualidade, conquistando os últimos dois títulos nacionais. Dessa forma, o Corinthians expande o alcance da sua marca e demonstra apoio ao esporte olímpico no Brasil.
O envolvimento da cidade de Americana com o time de basquete feminino é total e o ginásio Mario Antonucci recebe ótimos públicos em todas as partidas do time. O local está passando por uma reforma antes do início do Campeonato Paulista. O técnico Antonio Carlos Vendramini estará no comando da equipe do Corinthians/Americana. Vendramini é um dos treinadores mais vitoriosos do basquete feminino, com títulos sul-americanos e mundiais em quase 30 anos de carreira. Além das conquistas nos clubes, Vendramini também foi campeão pela Seleção Brasileira. O experiente treinador comandou o time de Americana nos dois últimos títulos da LBF.
Para buscar o quarto título nacional, o Corinthians/Americana conta com grandes atletas, entre elas Clarissa dos Santos e Damiris Dantas. Clarissa foi eleita a melhor jogadora da última edição da Liga de Basquete Feminino e volta após disputar a WNBA (liga norte americana de basquete) pelo Chicago Sky. A jovem Damiris Dantas foi um dos destaques no título da equipe do interior paulista na LBF e chega ainda mais experiente após temporada no Atlanta Dream, também da WNBA.
O Grupo Clarian será responsável pela gestão do projeto, que visa aumentar o profissionalismo na equipe do interior paulista e no basquete feminino brasileiro. Os patrocinadores confirmados até agora são Unimed, Supermercado Pague Menos, Sage, Água Platina e Unicred. A prefeitura de Americana é parceira do projeto.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Arquivo