Da redação, em São Paulo (SP) – 11.11.2025

Pentacampeã da Liga de Basquete Feminino e recordista de partidas, Babi Honório tem uma relação histórica com a competição. Mas, neste momento, ela escreve uma nova história: a de treinadora. Babi aposentou na LBF CAIXA 2025, quando defendeu o Unimed Campinas, e assumiu o comando deste mesmo time logo após. Em sua primeira competição na nova função, está na semifinal do Campeonato Paulista e já de olho na próxima edição do campeonato nacional.

Em quadra desde o início da Liga, foram 169 partidas disputadas, acompanhando toda a evolução do campeonato. Depois de aposentar, em 2021, e decidir retornar as quadras, em 2023, Babi pode, então, analisar com calma o momento certo de parar. E ela garante que foi tudo da melhor forma possível.

“Eu fui me preparando desde 2020 para parar e resolvi aposentar em 2021. O voltar que não foi programado. Fiquei 2022 sem jogar e, em 23, fui chamada para uma edição dos Jogos Regionais, em Americana. Quando eu fiz o primeiro jogo, percebi que dava para voltar. Aí joguei 2024, ganhei o Paulista, e esse ano a Liga, ambos por Campinas”, contou Babi.

Kaw, Babi e Maria fizeram mais um episódio especial (Foto: João Pires/LBF)

Feliz e, principalmente certa de que, neste momento, fez a melhor escolha, Babi contou como vem sendo essa transição.

“É desafiador. A minha volta as quadras não foi programada, mas, desde que eu voltei, sabia que não jogaria por muito tempo. A ideia era mesmo fazer essa transição. Eu tinha vontade de ser técnica, então queria aproveitar quando surgisse a oportunidade. E ela chegou no momento certo e acho que dá para agregar muito. A minha vivência é toda como atleta e, do mesmo jeito que eu construí a minha carreira como jogadora, vou ter que construir como técnica”, analisou Babi.

Se tornar técnica assim que saiu das quadras como atleta vem sendo extremamente positivo. “Tem muitas coisas que favorecem. Eu virei técnica trabalhando com as meninas com quem eu joguei a Liga. Tudo isso vem para somar, mas não deixa de ser desafiador. Eu sei aonde eu quero chegar, o quanto eu tenho que trabalhar e estou gostando muito dessa nova experiencia. Na minha primeira semana de treino, senti que era aqui que eu deveria estar”, disse a treinadora do Unimed Campinas.

Se foram incontáveis emoções como jogadora de basquete, Babi afirma que tudo segue quase do mesmo jeitinho agora na outra função. “A gente para de jogar e acha que não vai mais sentir as emoções, aquele gelo na barriga antes de jogo, de cada viagem, mas eu continuo assim, só que de uma forma como nunca senti. Estou gostando muito do processo e espero poder escrever uma nova história muito bacana”, concluiu Babi Honório.

Assista esse papo completo:

LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiaisUOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.