O Uninassau/América anunciou uma grande contratação para seu elenco na temporada 2016/2017. Uma das grandes armadoras da última LBF CAIXA, a cubana Ineides Casanova, ex-Maranhão Basquete, atuará com a camisa esmeraldina na sétima edição do principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

A armadora de 28 anos chega na equipe pernambucana após temporada de grande destaque atuando pelo Maranhão, que finalizou a LBF CAIXA na quarta colocação. Dona de grandes médias, Casanova brilhou nas quadras do campeonato nacional e agora atuará pelo time comandado pelo técnico Roberto Dornelas.

“Nossa nova armadora é a Casanova. Após o Pré-Olímpico Mundial, ela chega ao Recife. É uma jogadora que nos impressionou bastante na última temporada da Liga e vem nos reforçar para a próxima temporada”, declarou Roberto Dornelas, técnico do América de Recife.

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Grande destaque do Maranhão na última edição da LBF CAIXA, Casanova atuará com a camisa do América de Recife na próxima temporada (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Destaque do Maranhão, Casanova esteve entre as principais protagonistas da LBF CAIXA logo em sua primeira temporada no Brasil. A cubana fechou o campeonato sendo a quarta melhor cestinha, com média de 14,7 pontos por jogo, e também como a quinta atleta mais eficiente da competição nacional, com os mesmos 14,7 pontos de valorização.

Além disso, a nova contratação do América de Recife fechou a LBF CAIXA como líder do campeonato em assistências, com 4,4 passes resultantes em cesta por jogo, e também como a melhor roubadora de bola, com 3,2 roubos por partida de média.

Dona de papel fundamental na campanha de quarto lugar do Maranhão na LBF CAIXA, Casanova viveu o melhor momento de sua temporada no final da fase de classificação e na série semifinal contra o Corinthians/Americana.  Nos últimos quatro jogos do Maranhão na primeira fase do campeonato nacional, Casanova conquistou médias de 19,5 pontos, 5,5 rebotes, 4,2 assistências e 3,7 roubos de bola por jogo.

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A atleta cubana se apresenta ao elenco do time pernambucano logo após o Pré-Olímpico Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Na série semifinal contra a equipe do interior do Estado de São Paulo, Casanova se manteve quente em quadra. No primeiro jogo do confronto, liderou sua equipe com 30 pontos, cinco rebotes e cinco assistências em uma vitória histórica contra o Corinthians. Nos dois jogos seguintes da série, Casanova conseguiu apresentar bons números, mas não conseguiu dar a classificação para sua equipe.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Mudanças no América de Recife

Além da contratação da armadora cubana, o elenco comandado pelo técnico Roberto Dornelas sofreu mudanças. Presentes na disputa da última edição da LBF CAIXA, a armadora Tainá Paixão e as pivôs Franciele Nascimento e Fabi Caetano não fazem mais parte do elenco do time pernambucano. Além disso, as jovens Thainá Andrade e Maria Thaís também deixaram a equipe esmeraldina.

“É um ciclo que se encerra, é uma coisa natural. São jogadoras que não se identificaram tanto com o plano de jogo da equipe, e a gente buscou essa mudança, com o intuito de atingir nosso objetivo na próxima temporada. Precisamos fazer alguns cortes para que a equipe se torne mais competitiva para o próximo campeonato”, disse o técnico da equipe, Roberto Dornelas.