29 de setembro de 2022

Sampaio Basquete foi o campeão da LBF 2022 (3PW Studio/LBF)

Iniciando o planejamento para 2023, a Liga de Basquete Feminino realizou na quarta-feira, 28 de setembro, a primeira reunião com equipes interessadas em disputar a próxima edição do principal torneio de basquete feminino nacional.

O encontro, realizado por videoconferência, reuniu clubes participantes desta temporada, além de equipes como Flamengo-RJ, Jonville-SC e Caxias do Sul-RS.

Foram apresentadas as condições técnicas e administrativas de disputa, bem como formato, benefícios, taxas, obrigações e o calendário com prazos de inscrição dos clubes e atletas.

A LBF 2023 tem início programado para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, seguindo o planejamento executado desde 2019, com o jogo 5 das Finais previsto para 27 de agosto. Assim como em 2022, o Jogo das Estrelas acontecerá em junho, após o final da fase de classificação, em local a ser definido.

“A temporada de 2023 já começou para nós. Este primeiro contato é fundamental para o nosso planejamento e dos clubes que desejam estar conosco quando a bola subir em março. Os próximos meses serão de bastante trabalho para que a próxima temporada seja ainda melhor que esta que tivemos em 2022”, diz Valter Ferreira, vice-presidente da LBF e atual presidente em exercício.

A edição de 2023 será a décima-segunda da história da liga, fundada em 2010. Em 2022, o título foi para o Sampaio Basquete-MA, que conquistou seu tricampeonato com uma campanha invicta nos Playoffs e a vitória por 3 jogos a 0 na decisão contra o Vera Cruz Campinas-SP. Com quatro títulos conquistados entre 2012 e 2017, a extinta equipe de Americana-SP segue como a principal vencedora da LBF.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.