Após quatro temporadas seguidas atuando no basquete brasileiro, com as camisas de Sport Club do Recife e Uninassau/América na LBF CAIXA, a experiente pivô Érika de Souza está de mudanças para o basquete espanhol. Seu novo destino não é tão novo assim, já que Érika já vestiu a camisa do Perfumerías Avenida (ESP) e volta a defender a equipe após quatro temporadas.
Pelo Perfumerías, Érika de Souza escreveu sua história no basquete espanhol. Em sua primeira passagem pelo clube da cidade de Salamanca, a atleta brasileira atuou por três temporadas seguidas (2010–2012) e conquistou o título do campeonato nacional (2010/2011) e da Euroliga de 2011.
A LFB (Liga Femenina de Basquete) não é nem um pouco desconhecida da brasileira. Érika de Souza disputou o campeonato de 2003 até 2012, quando voltou para o Brasil. Em toda a sua trajetória, conquistou o título nas temporadas de 2004/05 (Barcelona), 2006/07, 2007/08, 2008/09, 2009/10 (Ros Casares) e 2010/11 (Perfumerías Avenidas).
Além da Liga Femenina de Basquete, a Confederação Espanhola promove outros dois torneios de grande relevância em território nacional que Érika disputará: a Copa de La Reina e a Supercopa. Curiosamente, Érika conquistou cinco das seis edições da Copa de La Reina que disputou.
Atualmente, o Perfumerías Avenida está na liderança no campeonato espanhol com campanha de nove partidas e uma derrota em dez partidas disputadas na fase de classificação.
Agora Érika de Souza é a terceira atleta brasileira no basquete espanhol. Além dela, a jovem ala Isabela Ramona defende a camisa do Quesos el Pastor, que está na antepenúltima colocação do campeonato espanhol com campanha de três triunfos em dez partidas, e a pivô Nádia do Gipuzkoa, que está em 8º com campanha de quatro vitórias em dez partidas.