Da redação, em Americana (SP) – 06.05.2025

Estar longe de casa não é fácil. Principalmente para quem tem uma filha de cinco anos longe. Mas Thayná assumiu a responsabilidade e encarou o desafio de jogar na Eslovênia também pela filha, pensando em um futuro melhor. Foi difícil, mas agora o momento é outro. A ala está de volta ao Brasil, a Liga de Basquete Feminino (LBF), feliz e vivendo a expectativa pela estreia no seu novo time, o Sampaio Basquete.

A data da estreia ainda não está confirmada. Por enquanto, Thayná vive os últimos dias das duas semanas de férias que teve direito. Mal chegou da Europa e ela já está retomando o ritmo de treinos. Na próxima sexta-feira (09.05), a jogadora desembarca em São Luís (MA) para estar mais perto do grupo.

“Estou muito animada. Gosto muito de jogar a LBF e estou ansiosa para jogar no Sampaio. Foram quatro anos jogando pela Sodiê Mesquita e agora mudar de time, um time de grande nome e com um elenco bom demais. Cheguei ao Brasil no dia 25 de abril e estou com duas semanas off. Folga é bom, mas não podemos perder o ritmo. Já estou sentindo falta de treinar”, brincou Thayná.

Thayná em ação na temporada na Eslovênia (Foto: divulgação)

A experiência fora foi válida, mas a jogadora garante que estar de volta é muito melhor. Apegada a família, Thayná enfrentou dificuldades com a saudade e com outros pontos complicados.

“A gente sabe o quão difícil é ter que sair do Brasil, jogar em um país como a Eslovênia que tem o idioma esloveno que é difícil demais e se não fosse pelo inglês, eu acho que seria muito mais difícil. Pelo lado financeiro vale muito a pena, mas sou muito família. A gente tem que saber dosar essa saudade e pensar sempre pelo lado cheio do copo, e sempre querendo o melhor para mim e para eles”, afirmou.

Nesta nova fase, na LBF CAIXA 2025, a ala que foi duas vezes MVP e três vezes cestinha de temporada – sempre pelo Sodiê Mesquita – garante que não tem como estar mais feliz.

“É uma alegria imensa. Até porque ficar oito meses longe da família é a parte mais difícil desse desafio, e eu consegui me sair bem com o suporte deles, falando todos os dias na chamada de vídeo para matar um pouco dessa saudade. Agora estou aproveitando o máximo com a minha família e muito feliz por estar em casa”, disse Thayná.

Apesar de feliz com o período de folga, ela não vê a hora de voltar a jogar. A expectativa para esse restante de temporada é enorme.

“Estou com a expectativa lá em cima. Esse ano vamos em busca de resultados mais que positivos, tanto na Copa LBF, quanto para chegar nas finais da Liga. Esse ano a LBF está muito interessante, como todas as outras, porém tem times novos e está bem legal de acompanhar. Não vejo a hora de jogar”, concluiu Thayná.

LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiaisUOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.