Após quatro temporadas seguidas atuando no basquete brasileiro, com as camisas de Sport Club do Recife e Uninassau/América na LBF CAIXA, a experiente pivô Érika de Souza está de mudanças para o basquete espanhol. Seu novo destino não é tão novo assim, já que Érika já vestiu a camisa do Perfumerías Avenida (ESP) e volta a defender a equipe após quatro temporadas.

Pelo Perfumerías, Érika de Souza escreveu sua história no basquete espanhol. Em sua primeira passagem pelo clube da cidade de Salamanca, a atleta brasileira atuou por três temporadas seguidas (2010–2012) e conquistou o título do campeonato nacional (2010/2011) e da Euroliga de 2011.

A LFB (Liga Femenina de Basquete) não é nem um pouco desconhecida da brasileira. Érika de Souza disputou o campeonato de 2003 até 2012, quando voltou para o Brasil. Em toda a sua trajetória, conquistou o título nas temporadas de 2004/05 (Barcelona), 2006/07, 2007/08, 2008/09, 2009/10 (Ros Casares) e 2010/11 (Perfumerías Avenidas).

Multicampeã pelo Perfumerías Avenida em sua primeira passagem, Érika de Souza está de volta ao clube espanhol (Divulgação)

Multicampeã pelo Perfumerías Avenida em sua primeira passagem, Érika de Souza está de volta ao clube espanhol (Divulgação)

Além da Liga Femenina de Basquete, a Confederação Espanhola promove outros dois torneios de grande relevância em território nacional que Érika disputará: a Copa de La Reina e a Supercopa. Curiosamente, Érika conquistou cinco das seis edições da Copa de La Reina que disputou.

Atualmente, o Perfumerías Avenida está na liderança no campeonato espanhol com campanha de nove partidas e uma derrota em dez partidas disputadas na fase de classificação.

Agora Érika de Souza é a terceira atleta brasileira no basquete espanhol. Além dela, a jovem ala Isabela Ramona defende a camisa do Quesos el Pastor, que está na antepenúltima colocação do campeonato espanhol com campanha de três triunfos em dez partidas, e a pivô Nádia do Gipuzkoa, que está em 8º com campanha de quatro vitórias em dez partidas.