DSC9562

Débora gostou da clínica ministrada pela treinadora norte-americana

Na última semana, entre os 31 de agosto e 05 de setembro, a técnica norte-americana Carol Ross esteve no Brasil com o objetivo de ministrar uma clínica e palestras em Recife (PE). O evento foi organizado pelo Uninassau/América. Durante seus dias na capital pernambucana, a técnica, que já esteve a frente de equipes finalistas da NCAA (liga universitária norte-americana) e da WNBA (versão feminina da liga profissional norte-americana), e ganhou o prêmio de Melhor Técnica da temporada de 2013 da liga profissional norte-americana, comandou os treinos do América.

Com muita energia e participação em todos os exercícios que direcionava, Carol Ross transmitiu às atletas seus conhecimentos de mais de 30 anos diante de fortes instituições universitárias e franquias dos Estados Unidos. Uma das atletas que teve o privilégio de adquirir novos conhecimentos na semana foi Débora Costa, armadora recém-contratada pelo time de Roberto Dornellas e nome já conhecido na Seleção Brasileira.

“Para mim e para todas nós do América foi uma experiência incrível. Não temos esse contato que tivemos com a Carol Ross nessa semana com frequência. Ela passou muito das coisas que já viveu e conseguiu coloca-las em prática aqui nos treinamentos. Ela também nos cobrou sempre muita intensidade e velocidade, coisas nas quais às vezes acabamos nos acomodando por aqui. Então é muito importante trazer isso para o nosso dia-a-dia e aplicar nos jogos e próximos treinos para que se torne uma rotina”, analisa a jogadora de 24 anos.

Além dos treinamentos com bola, focado no desenvolvimento específico das atletas, Carol Ross também deu três palestras, dos dias 03 a 05 de setembro. Nelas, a convidada falou sobre como se constrói o basquete nos Estados Unidos, de sua base – no universitário – até o profissional, abordando, inclusive, a aposentadoria de jogadoras.

Para Débora, a chance de aprender com um nome que traz uma grande bagagem de basquete feminino internacional é uma oportunidade muito importante para a modalidade no país. “A presença da Carol Ross aqui foi muito importante, principalmente devido à atual situação do basquete feminino brasileiro. Ela ter vindo pra cá, ainda mais por termos pessoas de outros estados participando, inclusive técnicos de outros times, certamente vai ajudar a melhorar a nossa modalidade”, afirma a armadora.

O evento organizado pelo Uninassau/América, atual vice-campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), foi aberto para que técnicos de outras equipes e demais profissionais da modalidade tivessem a oportunidade de aprender com a norte-americana. Para Débora, inclusive, existe uma palavra que resume a experiência:

“Oportunidade. Com certeza uma oportunidade de conhecimento e experiência”, finaliza a armadora, que defendeu o São José/Colinas Shopping na última temporada.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Divulgação