31 de maio de 2022

Chegou a hora de conhecer as oito atletas selecionadas para o Desafio de Habilidade do Jogo das Estrelas LBF 2022!

A principal festa da temporada acontece em 19 de junho no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ), com entrada gratuita e ingressos disponíveis a partir desta quarta, 1 de junho, no site da Liga de Basquete Feminino.

As desafiantes foram selecionadas em votação entre os dez treinadores da temporada, que também escolheram as candidatas ao Desafio de Enterradas e para o Jogo das Estrelas.

A lista é formada por Beatriz (Vera Cruz Campinas), Cacá (Ituano Basquete), Ineidis Casanova (Sport/Glória do Goitá), Larissa (Sampaio Basquete), Lays (AD Santo André), Maria Paula Albiero (Unisociesc/Blumenau), Natalia (Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva) e Nazinha (Sodiê Doces/Mesquita/LSB).

Em sua primeira temporada pelo time campineiro, Beatriz registra seus melhores números em 6 temporadas na LBF, figurando no top 10 em assistências, com 5,1 de média.

Melhor armadora da LBF 2021, Cacá é a quarta maior assistente da temporada, com 5,6 passes por jogo, e uma das principais peças na campanha do atual campeão, com dois troféus GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida no ano.

Representante do Sport/Glória do Goitá e terceira em assistências na temporada (5,7), Casanova vai defender o título da categoria – a última edição, realizada em 2019, foi vencida pela armadora cubana, então na Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.

O Sampaio terá Larissa. Após boa campanha em 2021 pelo BAX Catanduva, a paulista de 1,65m chamou a atenção do bicampeão da liga e é a segunda maior assistente da equipe na temporada, com média de 4,1 por jogo.

Duas vezes MVP da partida neste ano, Lays vai buscar o título inédito, após as participações em 2018 e 2019, por São Bernardo e Blumenau, respectivamente. A armadora andreense tem a sua melhor temporada como assistente – é a segunda de toda a LBF 2022, com 8,5 por jogo.

Em sua primeira temporada profissional após quatro anos no basquete universitário dos Estados Unidos, Albiero é a melhor pontuadora entre as desafiantes, com 13,4 pontos em apenas 5 jogos pelo Unisociesc/Blumenau. A camisa 1 busca o segundo título da equipe catarinense nos desafios do Jogo das Estrelas, após a vitória da Tassia, nos Três Pontos, em 2019.

Mais experiente das oito, Natalia vai buscar o título para o Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva, que segue fora da classificação aos playoffs. A armadora, no entanto, brilha nas assistências – é a líder da temporada, com 8,8 passes por jogo, incluindo seis partidas com mais de 10 assistências.

Nazinha completa a lista. A armadora está em sua melhor temporada desde que entrou na liga, em 2019, ganhando mais tempo de quadra como titular da Sodiê Doces/Mesquita/LSB, e irá representar a equipe do estado que recebe o evento.

Parque Olímpico da Barra, palco do Jogo das Estrelas (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Após hiato de três anos, por conta da pandemia de covid-19, a maior festa do basquete feminino brasileiro acontece na capital carioca, onde as principais atletas da temporada se reunirão para os tradicionais Desafios e o Jogo das Estrelas, que neste ano terá formato especial.

A liga irá homenagear quatro treinadores, donos de uma rica história na modalidade, que irão comandar os quatro times do Jogo: Time Arilza Coraça, Time Antonio Carlos Barbosa, Time Antonio Carlos Vendramini e Time Edson Ferreto.

As atletas eleitas para o Desafio Wilson de Três Pontos foram divulgadas na sexta, 27. As próximas listas serão conhecidas nos próximos dias. Ao todo, serão 32 atletas no Jogo Das Estrelas e 8 em cada desafio, eleitas através de uma votação entre os dez treinadores da temporada – com exceção dos Três Pontos, onde foi aplicado o critério estatístico.

Abrindo a festa, haverá apresentação de escolinhas de basquete locais e um mini torneio de basquete 3×3, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball, CBB.

O Jogo das Estrelas LBF 2022 tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte e do Ministério da Cidadania.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.