Monica Nascimento (dir.) foi destaque na vitória ituana (Eduardo Gomes/ Pró-Esporte Sorocaba)

Em jogo bastante movimentado na tarde deste sábado (9), o Ituano Basquete começou a LBF CAIXA 2019 com o pé direito. Jogando fora de casa, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba-SP, o rubro-negro derrotou o Pró-Esporte/Sorocaba por 88 a 77, com cinco jogadoras pontuando em dígitos duplos. Destaque para o duplo-duplo de Monica Nascimento, com 16 pontos e 12 rebotes, além de 21 de eficiência.

“Estou muito feliz pelo jogo. Treinamos muito até chegar aqui e só executamos o que foi treinado. Tivemos altos e baixos, mas conseguimos manter o volume do jogo, resultando na vitória. (Eu) estava muito nervosa, mas continuei focada no objetivo de ajudar a equipe na melhor forma possível”, comentou a pivô ituana.

Porém, a MVP da partida veio da equipe da casa. A ala/pivô Lee Lisboa foi a cestinha do jogo com 21 pontos, 8 rebotes, 63,6% de aproveitamento geral e 26 de eficiência, principal critério para receber o troféu.

As sorocabanas começaram o jogo com Aruzha, Camila Jackson, Camila Vargas, Lee Lisboa e Lorena. Já o Ituano entrou com Joice, Palmira, Luana, Gabriela e Nascimento.

O jogo começou equilibrado, com as equipes trocando cestas nos primeiros minutos. Mais experiente, o time de Itu tomou a dianteira em um primeiro quarto bem igual, vencendo por 23 a 21.

Lee Lisboa foi a jogadora mais eficiente do jogo (Eduardo Gomes/ Pró-Esporte Sorocaba)

No período seguinte, o Pró-Esporte/Sorocaba se acertou e passou à frente na segunda metade do quarto, com boa movimentação de Aruzha, Lee Lisboa e da pivô Thamires, que veio do banco. Foi o melhor momento do time da casa, que foi para o intervalo vencendo por 44 a 39.

No terceiro período, Sorocaba sentiu a falta de rotação do elenco e não suportou a pressão ituana, que voltou mais ligado do descanso e voltou atrás no placar. Pouco a pouco foi tirando a diferença até liderar novamente e fechar o período com nove pontos de vantagem (57×66).

As sorocabanas ainda tentaram reduzir o déficit no quarto final, mas o Ituano não perdeu mais a vitória de vista. Além do duplo-duplo de Nascimento, o galo venceu pelas boas atuações da ala Luana, com 17 pontos, 6 rebotes e 19 de eficiência, os 15 pontos de Gabriela, o quase duplo-duplo de Joice (13 pontos e 9 assistências) e a partida perfeita da ala Carol, que estava em tarde feliz e converteu tudo o que tentou: 12 pontos, com 4 bolas de três.

Pelo time da casa, Aruzha e Lee Lisboa foram os principais destaques. A armadora, que completa 27 anos neste domingo (10), anotou um duplo-duplo de 20 pontos e 10 assistências e ficou a apenas três rebotes do triplo-duplo. Já Leticia, a MVP do jogo, converteu 3 bolas de três em cinco tentativas. As pivôs Lorena e Thamires também foram bem, combinando 20 pontos e 9 rebotes.

Aruzha fez boa estreia (Eduardo Gomes/ Pró-Esporte Sorocaba)

“É o começo de um trabalho, um time novo. Queríamos a vitória e infelizmente ela não veio, porém sabemos que nosso time está no caminho e vamos buscar evoluir jogo a jogo”, disse a MVP Leticia, que também falou do prêmio.

“Pra falar a verdade, não esperava (risos). Entrei para dar o meu melhor para o time, sabendo que o importante mesmo é a equipe. Porém, fico muito feliz pelo troféu. Espero que venham mais”, finalizou a jogadora de 1,83m.

O próximo compromisso dos dois times será no dia 22, sexta-feira. Às 19 horas, o Ituano visita a LSB/RJ/Sodiê Doces, na Arena Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro. Na sequência, às 20h30, o Pró-Esporte/Sorocaba recebe o Vera Cruz Campinas, que venceu na abertura da LBF CAIXA nesta sexta. Ambos os jogos terão transmissão da LBF LIVE, plataforma exclusiva da LBF CAIXA, gerenciada pela TV NSports.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.