O início da série semifinal dos playoffs da LBF CAIXA foi maravilhoso para o Uninassau Basquete. Fora de casa, no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região ABC de São Paulo (SP), o time pernambucano ditou o ritmo da partida desde seus segundos iniciais, fechou o duelo contra o Santo André/APABA com vitória pelo placar de 87 a 61 e com 1 a 0 na série melhor de 3 jogos.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

E agora? Uninassau e Santo André voltam a se enfrentar pela série semifinal dos playoffs da LBF CAIXA neste sábado (15/04), às 10 horas, no SESC Santo Amaro, em Recife (PE), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Caso precise, a série terá o Jogo 3 realizado novamente no Recife, na próxima segunda (17/04), às 21h30.

Pode fechar: Como as séries semifinais da LBF CAIXA são disputadas em confronto melhor de 3 jogos, o Uninassau pode conquistar vaga para a Final do campeonato nacional já na próxima partida. Para o Santo André, resta vencer fora de casa para forçar o terceiro e decisivo confronto da série.

Destaque delas: Ambas com um volume absurdo de jogo, Ineidis Casanova e Raphaella Monteiro foram as grandes destaques da vitória do Uninassau. A armadora cubana fechou a partida com desempenho de 21 pontos e sete assistências. Já a jovem Raphaella teve duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes, além de cinco assistências e três roubos de bola.

Quase perfeito: Outro nome importante na vitória pernambucana foi a experiente Kelly. Titular, presença dominante no garrafão e mostrando grande jogo coletivo, Kelly saiu de quadra com desempenho de 13 pontos, dez rebotes recuperados e ainda seis assistências.

Atuação sólida: A ala cubana Ariadna também mostrou seus talentos. Com atuação sólida, Ariadna mostrou bom desempenho em todos os quatro períodos do jogo e fechou a partida com grande desempenho de 27 pontos, dez rebotes e três assistências.

Fala aí: “Saímos aqui de Santo André com o sentimento de dever cumprido. Viemos aqui para vencer e conseguimos. Temos que ter o mesmo foco no jogo seguinte, nada está ganho mas se jogarmos assim sempre tenho certeza que vamos muito longe no campeonato”, disse Raphaella Monteiro, do Uninassau.

Tentaram: Assim como na fase de classificação, o Santo André contou nesta noite com boas atuações  da ala Jaqueline, com 21 pontos, e da experiente pivô Simone, com oito pontos, nove rebotes e sete assistências,  mas não conseguiu a vitória no primeiro jogo dos playoffs.

Fala aí (2): “Temos um elenco bem reduzido em comparação ao o Uninassau e isso faz diferença. Eu fiquei fora dos treinamentos por quase 30 dias e acabamos treinando com apenas oito, isso é sentido no jogo. Não conseguimos fazer o que tínhamos planejado mas não tem nada perdido, vamos com tudo em busca de duas vitórias”, disse Silvinha, do Santo André.

Uninassau na frente: A partida começou com o Uninassau mostrando um jogo mais sólido, e com o Santo André forçando bolas e não conseguindo encaixar seu jogo. Com isso, o time pernambucano ditou o ritmo da partida e esteve à frente do placar durante todo o primeiro período, que terminou 30 a 17 para o time visitante.

Só aumentou: O Uninassau não baixou seu ritmo no período seguinte e só aumentou sua vantagem. O time pernambucano não mostrou o mesmo ataque poderoso, porém também conseguiu diminuir a pontuação de Santo André e foi para os vestiários com 18 pontos de vantagem: 46 a 28.

Abriu 1 a 0: No restante da partida o Santo André até que esboçou reações no placar, muitas das vezes através das bolas de 3 pontos de Jaqueline, mas a vantagem criada pelo Uninassau na primeira metade da partida fez a diferença e o time pernambucano fechou o jogo com triunfo importante nos playoffs da LBF CAIXA.

Desfalque importante: Apesar do resultado positivo, o Uninassau não pôde contar com os trabalhos da pivô Gilmara, que é a segunda cestinha da equipe pernambucana na competição. Gilmara está com uma fascite plantar mas já retornou aos treinos e tem boas chances de estar em quadra no Jogo 2 da série semifinal.