Marcio Silva, diretor da Pró-Esporte, de Sorocaba. “Processo de ‘renascimento’ do basquete feminino é importante” (Matheus Moura)

A LBF CAIXA 2018 segue em bom prospecto. Após a visita de representantes do FEAC/Franca, nesta quarta-feira (20) foi a vez de Marcio Silva , diretor técnico da Associação Desportiva Pró-Esporte Sorocaba reunir-se com a LBF.

A equipe é uma das 22 que já haviam registrado interesse na competição para o 1º Meeting, mas não participou da reunião à época. Silva ouviu o projeto da Liga para a disputa da temporada 2018, que começa em janeiro. “As propostas são bastante interessantes. Esse processo de ‘renascimento’ do basquete feminino é importante; que novas pessoas façam parte, novas ideias sejam colocadas à mesa”, resumiu.

A Pró-Esporte representa o município paulista em ligas regionais, tendo inclusive conquistado o título dos Jogos Regionais deste ano, em Sorocaba. O projeto, também responsável por equipes do vôlei de praia e biribol da cidade paulista, tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Sorocaba (Semes).

Equipe que contou com algumas atletas da base levou os Jogos Regionais 2017 (Reprodução/Facebook Pró-Esporte)

Sorocaba é mais uma cidade que busca resgatar seu passado mais do que histórico. Durante a década de 1980 e o início da década de 1990, o Clube Atlético Minercal, posteriormente renomeado Constecca/Sedox e Leite Moça, teve várias atletas da geração de ouro brasileira – como Hortência, Janeth, Marta, Adriana e Cintia Tuiú – e foi três vezes campeão brasileiro, cinco vezes campeão paulista e campeão do Mundial Interclubes em 1991.

“A gente aposta no resgate dessa história. Sabemos que as dificuldades são inúmeras, mas trabalharemos até o dia 30 (de outubro) para conseguir parceiros que nos ajudem a executar esse projeto”, finalizou Silva.

A LBF CAIXA é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino que tem o patrocínio master da CAIXA, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o apoio do Ministério do Esporte.