O Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2016 da LBF CAIXA conheceu suas participantes nesta quarta-feira (04/05). A competição faz parte do programa oficial do evento que reúne as principais estrelas do maior campeonato de basquete feminino do Brasil e terá a participação de quatro armadoras e quatro alas.

Assim como a partida festiva que terá as lendárias Paula e Hortência como madrinhas dos times Magic Paula e Rainha Hortência, o torneio individual também será realizado com a disputa entre os dois times. Na primeira rodada, as quatro atletas de cada equipe disputam entre si, a melhor de cada um se classifica para a final. Na decisão, a atleta que fechar o percurso em menor tempo será a grande campeã.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

(Montagem/LBF)

Disputa do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas da LBF CAIXA terá mistura de quatro armadoras e quatro alas (Montagem/LBF)

As atletas que representam o time da Rainha Hortência são as armadoras Tainá Paixão e Débora Costa, do Uninassau/América, e as alas Palmira, do Sampaio Corrêa Basquete, e Patty, do Maranhão Basquete.

Já a equipe da Magic Paula será representada no Desafio de Habilidades pela armadora Bárbara, do Corinthians, pela ala/armadora Thaíssa, do Santo André/APABA, e pelas alas Izabella Sangalli, do Corinthians, e Leila, do Maranhão Basquete.

Das oito atletas que disputarão o torneio individual desta edição do Jogo das Estrelas 2016, apenas Débora possui experiência no Desafio de Habilidades. Na temporada passada, a armadora completou o circuito em 31 segundos cravados e se classificou para a final. Na decisão, Débora enfrentou a norte-americana Wheeler e ficou com o 2º lugar na competição.

O Desafio de Habilidades

O Desafio de Habilidades premia a atleta que for melhor na mistura da agilidade e precisão. As participantes percorrem um circuito com oitos estágios, que variam entre dribles, passes e arremesso. A competição nada mais é do que uma corrida contra o relógio. Se classifica quem fizer o menor tempo da primeira fase e vence quem terminar o circuito mais rápido na final.

Primeiro, a jogadora executa uma bandeja, logo após isso ela passa em zigue-zague por quatro obstáculos e realiza um passe direto dentro de um arco. Logo após o passe, a competidora arremessa uma bola de 3 pontos. Ao converter o tiro longo, ela realiza um passe picado novamente sobre o arco. Logo após isso, ela passa novamente pelos obstáculos em zigue-zague e acaba novamente com uma bandeja.

Desafio de Habilidades (Fotojump/LNB)

Circuito do Desafio de Habilidades é realizado em oito estágios e mistura muita agilidade e precisão das atletas (Fotojump/LNB)

Confira as participantes do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2016:

Time Magic Paula:

Bárbara (Corinthians/Americana) – Armadora
Thaíssa (Santo André/APABA) – Ala/armadora
Izabella Sangalli (Corinthians/Americana) – Ala
Leila (Maranhão Basquete) – Ala

Time Rainha Hortência:

Tainá Paixão (Uninassau/América) – Armadora
Palmira (Sampaio Corrêa) – Ala
Débora (Uninassau/América) – Armadora
Patty (Maranhão Basquete) – Ala/armadora

Confira a programação completa do Jogo das Estrelas 2016:

– 07/05 (sábado)
16h15 – Torneios individuais (Torneio de 3 pontos e Desafio de Habilidades)

17h – Time Magic Paula x Time Rainha Hortência