22 de abril de 2022

Nany foi destaque nesta sexta (Ellen Costa/SESI Araraquara)

 

Um dos jogos mais esperados do primeiro turno, SESI Araraquara e Sampaio Basquete fizeram duelo jus às duas melhores equipes da temporada. Melhor para a paulista, que venceu nesta sexta, 22, por 76 a 74, no ginásio do SESI Araraquara, e segue como a única invicta da LBF 2022.

Nany, do SESI, foi a cestinha do jogo, com 21 pontos, e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Maila teve seu melhor jogo no ano e saiu de quadra com 18 pontos, seguida de Izabela, com 16. Cestinha da equipe na temporada, Aline foi bem marcada e teve apenas 10 pontos.

Do lado maranhense, Gabi Guimarães teve duplo-duplo de 15 pontos e 10 rebotes. O’Neill teve outros 15 pontos, enquanto Patty terminou com 14.

Confira as estatísticas completas da partida

Gabi Guimarães puxa ataque tricolor; duplo-duplo para a pivô (Ellen Costa/SESI Araraquara)

Apesar do revés, o tubarão ainda lidera a competição, com um ponto e um jogo a mais. O Sampaio tem agora 15 pontos e sete vitórias em oito partidas (87,5% de aproveitamento), enquanto o SESI tem 14 pontos e sete vitórias em sete jogos (100% de aproveitamento).

Confira a classificação da LBF 2022

João Camargo escalou o SESI Araraquara titular com Maila, Sossô, Nany, Iza Andrade e Aline Moura. Rodrigo Galego iniciou o Sampaio com o mesmo quinteto dos últimos dois jogos, com O’Neill, Leticia Lopes, Patty, Lê Lisboa e Gabi Guimarães.

E o primeiro período foi bastante equilibrado e empatado no placar (18×18). A história começou a mudar no segundo quarto, quando a igualdade sumiu após um grande período das donas da casa, que anularam o ataque boliviano – apenas três pontos em dez minutos – e dispararam na liderança (35×21) após 12 pontos combinados de Maila (8) e Sossô (4).

Galego cobrou postura e Sampaio reagiu no segundo tempo (Ellen Costa/SESI Araraquara)

Irritado desde o segundo quarto, Galego cobrou a apatia do Sampaio e a bronca teve efeito no segundo tempo, quando a história novamente mudou. Mostrando brio, o time visitante iniciou a corrida de recuperação no placar, com 10 pontos de Patty e a boa contribuição de Giovanna Carey nos lances livres, para reduzir a diferença em dígitos simples após 30 minutos (55×49).

Os últimos dez minutos foram eletrizantes. O Sampaio encurtou ainda mais a diferença, mas o SESI seguia mantendo a vantagem em uma posse de bola. Até que Lisboa, de três, virou para o tubarão, a pouco mais de dois minutos para o fim (68×69). Quando a prorrogação parecia uma realidade, brilhou a estrela de Nany, que converteu cesta e sofreu falta a trinta e sete segundos, abrindo a pequena vantagem que daria a vitória ao atual campeão paulista.


Aspas:

Nany, ala do SESI Araraquara e melhor jogadora da partida

“A gente se preparou muito para esse jogo e está muito feliz com essa vitória. O Sampaio é uma equipe muito tradicional, que já foi campeão da liga algumas vezes. Minha família nunca havia assistido a uma partida na minha carreira, e aqui no SESI isso acontece todo jogo e fico até emocionada.”

Maila teve sua performance do ano (Ellen Costa/SESI Araraquara)


Próximos jogos: Neste domingo, 24 (14h, TV Cultura), o Sampaio Basquete segue no interior paulista para duelar contra o Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva. O SESI Araraquara recebe o Sport/Glória do Goitá na terça, 26 (19h30, LBF LIVE), em Araraquara.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.