E o grande campeão da LBF CAIXA 16/17 é o Corinthians/Pague Menos/Americana. Em uma verdadeira batalha digna de um Jogo 5, o alvinegro paulista fez um grande segundo quarto, abriu vantagem e controlou a reação do Uninassau Basquete, para vencer a partida decisiva por 73 a 66, nesta terça-feira (02/05), no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), coroando o título inédito da maior competição do basquetebol nacional.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Não foi fácil: Depois de abrir 14 pontos vantagem logo no início do último quarto (58 a 44), o Corinthians viu a equipe pernambucana reagir e cortar para até seis tentos a diferença (68 a 62). A bola que coroou a conquista alvinegra veio das mãos da armador Meli Gretter, que a 14 segundos do final, converteu um arremesso de 3 pontos e impediu quaisquer chances de virada por parte do Uninassau.

Agora sim! Depois de ser vice-campeão na temporada anterior, ao perder para o Sampaio Corrêa Basquete a decisão, por 3 a 1, o Corinthians deu a volta por cima, fez uma fase de classificação incrível, com 18 vitórias e apenas duas derrotas, e chegou ao título em uma série emocionante diante do Uninassau, saindo vitorioso, por 3 a 2.

É ela! A MVP das Finais da LBF CAIXA 16/17 não poderia ser outra além de Damiris. Com os 26 pontos anotados, que a fizeram a cestinha da partida mais uma vez, e os dez rebotes obtidos nesta noite, a pivô corinthiana fechou a série decisiva com médias de 24,0 pontos e 8,8 rebotes, líder nos dois quesitos.

Fala aí: “Ser campeã é fechar com chave de ouro. Os troféus individuais me motivam muito a cada dia e a cada treino. Estou muito feliz. Foi uma jornada perfeita em que eu não tenho que reclamar de nada”, declarou Damiris, a MVP das Finais da LBF CAIXA 16/17.

“Estou muito feliz, principalmente por terem tido cinco jogos, o que é muito bom e necessário para o basquete feminino. Eu estava muito nervosa, ansiosa, querendo muito ser campeã, mas acho que fui bem nos cinco jogos. Nosso time estava muito bem preparado e isso nos ajudou muito, então estou muito feliz. Foi uma final com várias emoções, mas perfeita”, completou a pivô corinthiana.

Deixa com a Meli! Outra atleta chave na conquista corinthiana, Meli Gretter esteve mais uma vez em alto nível. No controle do ataque alvinegro, a armador anotou 17 pontos, sendo 14 destes no segundo tempo, pegou seis rebotes e distribuiu duas assistências no quinto e último jogo da decisão.

#Jogajunto: Além das duas protagonistas, o Corinthians contou com a participação fundamental de outras titulares e reservas para sair vencedor do Jogo 5. Babi, com nove pontos, quatro rebotes e seis assistências, e Baker, com sete tentos e quatro sobras, contribuíram dentro do quinteto inicial, enquanto Joice, com sete pontos, e Êga, com mais sete tentos e sete assistências, vieram muito bem do banco de reservas.

Fala aí: “Estou muito feliz, principalmente por terem tido cinco jogos, o que é muito bom e necessário para o basquete feminino. Eu estava muito nervosa, ansiosa, querendo muito ser campeã, mas acho que fui bem nos cinco jogos. Nosso time estava muito bem preparado e isso nos ajudou muito, então estou muito feliz. Foi uma final com várias emoções, mas perfeita”, disse Babi, armadora do Corinthians.

Guerreiras cubanas: Destaques das Finais e de toda temporada do Uninassau, Casanova e Ariadna se provaram verdadeiras guerreiras ao longo da LBF CAIXA 16/17. A armadora se despediu do Jogo 5 ainda no início do quarto final, ao cometer sua quinta falta, com nove pontos e três assistências, enquanto a ala foi o grande nome do time pernambucano, com 16 pontos e 14 rebotes.

Faltou pouco! Muito pouco para o Uninassau celebrar o título da LBF CAIXA. Além da dupla cubana, os outros destaques da equipe pernambucana no Jogo 5 foram Rafaela Monteira, dona de 15 tentos e cinco rebotes, e Tássia, responsável por 13 pontos em 17 tentados (76,5% de aproveitamento) e quatro assistências.

Equilíbrio total: O início do quinto e decisivo jogo das Finais da LBF CAIXA 16/17 foi caracterizado pelo equilíbrio extremo. Sem nenhum time se descolar do rival no marcador, Corinthians e Uninassau fizeram um primeiro quarto com oito trocas de liderança, que terminou empatado, em 18 a 18.

Alvinegro na frente! No segundo quarto, o Corinthians procurou concentrar mais seus ataques em Damiris, protegeu melhor os rebotes defensivos e o resultado foi uma vantagem de oito pontos no intervalo (36 a 28). O grande destaque da parcial não poderia ser outro se não a pivô alvinegra, dona de oito dos 13 pontos que tentou no período.

Sem mudanças: O terceiro quarto foi muito igual para os dois times, que mantiveram uma diferença próxima no marcador daquela pré-intervalo (53 a 44 para o alvinegro). Pelo lado corinthiano, Meli Gretter e Damiris comandaram grande parte da pontuação, enquanto no time pernambucano, Tássia, Casanova e Rafaela Monteiro foram as responsáveis por todos os pontos na parcial.