Mais uma vez fora de casa, em jogo realizado no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região ABC de São Paulo (SP), Santo André/APABA e Corinthians/Americana protagonizaram uma partida com duas etapas completamente diferentes: a primeira com muito equilíbrio e a segunda com total domínio de Americana, que conseguiu fechar o clássico com vitória folgada pelo placar de 73 a 49.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Momento chave: Depois de muito equilíbrio durante praticamente todos os três primeiros períodos, a equipe alvinegra conseguiu se sobressair dentro de quadra nos instantes finais do terceiro período e entrou no quarto derradeiro com importantes dez pontos de vantagem (50 a 40), que só aumentou no decorrer da reta final segunda etapa.

Põe na conta: Com a vitória, a equipe corintiana agora possui campanha de dez triunfos em 12 partidas (83,3% de aproveitamento) e segue isolado na liderança da LBF, com dois jogos a mais que América de Recife e Sampaio Corrêa. Já Santo André conquistou apenas duas vitórias em 12 partidas pelo campeonato nacional (16,6%).

Nome do jogo: Para sair de quadra com a vitória, o Americana contou com grande desempenho da pivô Gilmara. Dona de seis pontos na primeira etapa, a pivô cresceu de produção na segunda etapa e foi peça fundamental para o triunfo, ao conquistar duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes.

Também ajudou: Quem também terminou o jogo com grande destaque na vitória corintiana foi a experiente ala/armadora Karla Costa, que anotou 19 pontos, recuperou seis rebotes e roubou quatro bolas.

Bem que tentou: Pelo lado de Santo André, destaque novamente para ala Jaqueline, que terminou a partida com 19 pontos e quatro rebotes.

Quatro em quatro: Ao final da partida, Americana e Santo André encerraram o confronto direto entre as duas equipes na fase de classificação da temporada 2015/2016 da LBF, e a equipe do interior do Estado de São Paulo se saiu melhor no confronto, com vitória em todos os quatro jogos.

Dois tabus: Após o resultado desta noite, o Santo André conheceu sua oitava derrota seguida na fase de classificação da LBF, assim como também sofreu a décima derrota seguida em confrontos contra o Americana.

Números comprovam: Para sair de quadra com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini foi dominante nos fundamentos de assistências (16 a 7) e também de roubos de bola (16 a 9).

E agora: Após conquistar mais um resultado positivo na LBF, o líder Americana agora se concentra para enfrentar o embalado Maranhão em rodada dupla nos dias 26 e 27 de fevereiro, ambos no Ginásio do Centro Cívico, em Americana. Já Santo André viaja até o Nordeste do Brasil para enfrentar o Uninassau/América nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE).