O Brasil é medalha de ouro no basquete feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023! Neste domingo, 29, na capital chilena, a seleção derrotou a Colômbia na decisão por 50 a 40 e conquistou o bicampeonato consecutivo, o quinto da história, somado às conquistas de Winnipeg-1967, Cali-1971, Havana-1991 e Lima-2019.
Para chegar ao topo, o grupo treinado por João Camargo, campeão da LBF CAIXA 2023 pelo SESI Araraquara, trilhou campanha invicta de cinco vitórias em cinco jogos. No grupo A, classificou-se em primeiro lugar com o triunfos sobre México (72×54), Venezuela (94×47) e Colômbia (78×57). Na semifinal, no sábado, venceu a Argentina por 77 a 57, terminando a campanha com novo triunfo sobre as colombianas na final.
Com 74,2 pontos marcados e apenas 51 sofridos em média, o Brasil teve os melhores ataque e defesa do PAN. Leila, com 11,4, e Érika, com 11 pontos de média, foram as principais cestinhas brasileiras. A pivô também foi a líder em rebotes de todo o PAN, com 9,8 por jogo, e no aproveitamento das bolas de dois pontos (58%). Cacá foi a vice-líder geral em assistências, com média de 4,2 passes, enquanto Manu de Oliveira foi a quarta melhor nas bolas de três convertidas (2,2).
O grupo dourado foi composto inteiramente por atletas que disputaram a última LBF CAIXA. Do campeão SESI Araraquara, vieram Aline, Débora e Sossô, além de Manu de Oliveira, que disputou a Liga pelo Sampaio Basquete. Do Unimed Campinas, o trio Cacá, Beatriz e Licinara. Do Ituano Basquete, foram convocadas Érika de Souza e Mari Dias (ambas ex-Sampaio), além de Maria Paula Albiero e Leila (ambas ex-Unisociesc/Blumenau). Sassá, de Santo André, completa a lista.
O pódio foi completado pela Argentina, que se vingou da derrota para Cuba no grupo A e venceu a disputa pelo bronze com um 75 a 66 sobre a seleção caribenha.