Lays foi crucial nos momentos finais (Ricardo Cassin/São Bernardo-Brazolin-Unip)

Como previsto, São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip e Blumenau fizeram uma partida extremamente equilibrada. Depois de um primeiro tempo que terminou igual (36×36) e uma segunda etapa com várias trocas de liderança, foi apenas no último período que o São Bernardo/Brazolin/Unip conseguiu abrir vantagem e fechar a partida por 74 a 68, no Ginásio Ubaldo Lago, o Baetinha, em São Bernardo do Campo. A derrota foi a primeira da equipe catarinense na LBF CAIXA, que caiu para a terceira colocação, com 66,7% de aproveitamento. Com a terceira vitória consecutiva, a equipe de Marcio Bellicieri divide a quarta posição com o vizinho Santo André, agora com 60% de aproveitamento.

Thayná foi mais uma vez o principal destaque da equipe e da partida, anotando 25 pontos e 13 rebotes – seu 4º duplo-duplo em cinco jogos. A ala/pivô ainda registrou 6 assistências,  4 roubos de bola e 64% de aproveitamento geral nos arremessos. Lays também foi protagonista com 16 pontos, 7 deles no último quarto. Fernanda Bibiano, com 20 pontos e 8 rebotes, comandou o ataque de Blumenau. Com 75% nas bolas de dois pontos e atuando durante os 40 minutos, a armadora Cacá esteve muito próxima do triplo-duplo: 13 pontos, 10 rebotes e 9 assistências.

“Hoje a gente teve bastante dificuldade no ataque, mas conversamos no vestiário pra não perdermos o foco. O nosso ataque no segundo tempo melhorou bastante, a gente conseguiu rodar a bola e pegar os rebotes que não pegamos no primeiro tempo e abrimos essa pequena vantagem. “, comentou Thayná. A terceira vitória seguida traz ainda mais empolgação para a sequência do campeonato. “É muito difícil (segurar). A gente já está preparada para o próximo jogo, bem focadas em continuar com essa nossa alegria em quadra”, acrescentou.

A primeira etapa foi bastante movimentada. As equipes se alternavam na liderança no placar, com a pontuação já concentrada entre as jogadoras de garrafão. Após a vitória são-bernardense por 19 a 17, as catarinenses devolveram o placar na segunda parte para deixar tudo igual no descanso.

São Bernardo começou o segundo tempo ligeiramente melhor, mantendo a liderança durante praticamente todo o terceiro período, permitindo apenas uma rápida virada no minuto final, com uma bola de três de Cacá, mas dois lances livres de Vargas retomaram a frente para o time da casa.

Bibiano arremessa para Blumenau. Pivô saiu de quadra com 20 pontos (Ricardo Cassin/São Bernardo-Brazolin-Unip)

No quarto final, Marcio Bellicieri deixou Thayná, Lays, Milena e Soso em quadra durante os dez minutos. Soso foi importante ao pegar quatro rebotes, dois deles ofensivos. Lays foi decisiva com 7 pontos, sendo a principal responsável pela abertura de vantagem nos minutos finais. Blumenau demonstrou sinais de cansaço e não conseguiu voltar no placar.

“Nosso time hoje teve uma falha muito grande na defesa, perdendo muito rebotes. Acho que por isso elas conseguiram no final levar o jogo”, analisou Bibiano, que também disse que o time precisa de mais atenção defensiva nos próximos compromissos. “Prestar mais atenção nos ‘cortas’, nos bloqueios. Acho que a nossa defesa é o fator mais importante nos treinamentos agora”, completou.

A LBF CAIXA faz uma pausa no carnaval e retorna no próximo dia 15, com Poty/BAX/Catanduva x Uninassau (19h) e Presidente Venceslau x Sampaio Basquete (21h). O líder Vera Cruz Campinas será o próximo adversário para Blumenau (dia 16) e São Bernardo/Brazolin/Unip (24).

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Com 25 pontos e 13 rebotes, Thayná registra o 4º duplo-duplo na temporada (Ricardo Cassin/São Bernardo-Brazolin-Unip)