No final de semana entre os dias 28 e 30 de novembro, o Sampaio Corrêa Basquete venceu os dois primeiros clássicos da história da Liga de Basquete Feminino (LBF) entre times do Estado do Maranhão e alcançou a campanha de três vitórias em quatro partidas no campeonato nacional. Além dos resultados positivos, as duas partidas contra o Maranhão Basquete foram muito especiais para uma das maiores atletas da história da LBF.

Grande contratação do Sampaio Corrêa para sua primeira temporada no principal campeonato de basquete feminino do Brasil, a experiente ala Iziane entrou em quadra na segunda semana da competição para enfrentar a sua ex-equipe Maranhão, onde escreveu seu nome na história da LBF.

Dona de grande história com a camisa do Maranhão, Iziane viveu reencontro com sua ex-equipe na última semana (Paulo Tarso/Sampaio Basquete)

Dona de grande história com a camisa do Maranhão, Iziane viveu reencontro com sua ex-equipe na última semana (Paulo Tarso/Sampaio Basquete)

A ala nascida na cidade de São Luís começou a atuar na equipe de seu Estado Natal na temporada 2011/2012, vindo de grande experiência internacional, tendo atuado por equipes dos Estados Unidos (WNBA), Espanha, França, Rússia, República Tcheca, Letônia, Polônia e também Turquia.

Atuando “em casa”, Iziane defendeu as cores do Maranhão Basquete por quatro temporadas seguidas e totalizou: 67 partidas, 1.421 pontos, 354 rebotes, 142 assistências e 78 bolas roubadas por sua ex-equipe em jogos válidos pela LBF.

????????????????????????????????????

Três vezes cestinha da LBF, Iziane iniciou sua trajetória na temporada 15/16 entre as principais pontuadoras do Sampaio (Robson Nunes/Divulgação)

Além disso, a atleta terminou três temporadas do campeonato nacional com o prêmio de cestinha do campeonato, na temporada 2011/2012, com média de 26,7 pontos, na temporada 2012/2013, com média de 20,1 pontos, e também na edição passada da LBF, com média de 20,6 pontos.

Agora no Sampaio Correa, Iziane busca manter seu grande desempenho e também ajudar a equipe maranhense em sua temporada como debutante no campeonato nacional. Uma das destaques da equipe tricolor na primeira semana, Iziane não conseguiu repetir as ótimas atuações e terminou a rodada dupla de partidas contra Maranhão com respectivos nove e 11 pontos anotados.

“O projeto do Sampaio Corrêa Basquete é uma continuação da minha ideia de criar uma equipe profissional na minha terra, agora associada a uma marca forte no futebol, que só vem a somar ao basquete feminino. Já conseguimos trazer os torcedores do estádio para os ginásio e também atrair o interesse da mídia, muito por conta de se tratar de um clube de futebol onde existe um enorme espaço para divulgação”, comentou a ala do Sampaio.

Para mim foi muito importante essa migração de projeto, agora com uma nova equipe que só vem abrilhantar, pois mantém todas as características daquilo que eu propus ao criar uma equipe profissional de basquete feminino na minha cidade natal”, analisou Iziane.

Mesmo com atuações apagadas nas partidas especiais contra ex-equipe, Iziane segue como a segunda cestinha, com 14,0 pontos de média, do Sampaio Corrêa na LBF, que venceu seus últimos três duelos na competição.

“Estou muito satisfeita com o meu desempenho em quadra para um começo de temporada. É assim mesmo, começar devagar no primeiro jogo e entrar em uma segunda partida com uma melhor atuação. Depois da estreia, fizemos duas partidas em casa e tive desempenho sólidos dentro do contexto do jogo, sem um brilho muito especial mas com uma atuação segura. Espero que meu desempenho cresça cada vez mais no decorrer da competição”, concluiu a camisa 8 do Sampaio Corrêa.