As pivôs Érika de Souza, do Atlanta Dream, e Damiris do Amaral (foto, com a bola), do Minnesota Lynx, iniciaram, nesta quarta-feira (10 de setembro), os treinos com a Seleção Brasileira Adulta, que se prepara para o 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 05 de outubro. As duas pivôs que disputavam uma vaga nos playoffs da WNBA (versão feminina da liga profissional norte-americana) e estiveram em ação na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), são reforços do grupo comandado pelo treinador Luiz Zanon, que se prepara no ginásio do ADC General Motors, em São José dos Campos (SP), até o dia 18 de setembro.
A experiente pivô Érika de Souza, de 32 anos e 1m96, destacou a expectativa para os treinamentos em São José dos Campos e para a disputa do Mundial da Turquia. “A minha expectativa é sempre a mais positiva. Estou aqui para ajudar as meninas no que for possível e trazer um pouco da minha experiência para o grupo. Os treinos estão bastante fortes e vejo que é uma equipe cheia de gás e renovada. Sabemos que aqui ainda há muita coisa para crescer, muito trabalho a ser feito, mas as meninas evoluíram bastante. Elas tiveram a oportunidade de enfrentar grandes potências como França e Austrália e jogaram de igual para igual. É um grupo que pode trazer bons resultados para o Brasil”, destacou a pivô.
Para Damiris, que fez sua estreia na temporada 2013/14 da WNBA, a equipe nacional precisará mostrar muita raça para buscar bons resultados na competição. A pivô de 21 anos acredita ainda que pode passar muitos ensinamentos da experiência que já conquistou defendendo o Minnesota Lynx.
“É um grupo novo, mas bem experiente. A gente já viajou bastante e disputamos muitos campeonatos juntas. É um grupo que está com muita vontade e isso é o mais importante. Aprendi muita coisa nessa temporada. Agora tenho que por em prática e passar para as meninas, desde a intensidade dos movimentos como a de jogos. Teremos que ter raça para buscar as vitórias na competição e estou muito confiante, pois temos potencial para isso”, comentou Damiris.
O treinado Luiz Zanon destacou o reforço na posição de pivô com as chegada de Érika e Damiris. “Está muito bom ver o setor das pivôs reforçado com as meninas firmes. Espero que comecem a entender e desenvolver um pouco do sistema. Elas estão em um estágio diferente, mais de ritmo e pouco condicionamento, precisamos equalizar isso. Mas temos mais uns dias para trabalhar e isso está me deixando muito contente para o fortalecimento da força máxima que temos pela frente”, comentou o técnico do selecionado nacional.
Nesta quarta-feira (10 de setembro), as jogadoras realizaram um treino físico com circuito e na sequência iniciaram a parte técnico-tática. O preparador físico da Seleção Brasileira, Clóvis “Vita” Haddad, avaliou os resultados obtidos com o grupo até o momento.
“A gente vem de uma preparação onde temos intensificado bastante as partes de desenvolvimento da resistência e da força. Chegando mais próximos da competição estamos fazendo trabalhos de velocidade, atividade e reatividade, mas principalmente na transferência da resistência e força para os elementos de quadra. Já estamos encaixando movimentos bastante diferentes, muito mais específicos do jogo na parte de preparação física. Com a Chegada da Érika, Damiris e Nádia [Colhado] temos que dar um novo ajuste e tornar o grupo mais homogêneo para essas condições de velocidade e atividade”, explicou Haddad.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Wagner Carmo/inovafoto