Disposto a conquistar o tricampeonato em 2020, o Sampaio Basquete trouxe mais um reforço de renome. Nesta terça-feira (4/2), a equipe maranhense anunciou a contratação da pivô Érika de Souza, que retorna ao país ao fim da atual temporada com o IDK Gipúzkoa, da Espanha.
A pivô da seleção brasileira faz parte do grupo prestes a disputar o Pré-Olímpico em Bourges, na França. O Brasil joga na quinta-feira contra Porto Rico, às 14h30 (horário de Brasília). Jogadora de confiança de José Neto, Érika também esteve na conquista do ouro no PAN e do bronze na Americup, no ano passado.
Em 2019, a jogadora chegou a ser anunciada pelo tubarão, mas a temporada espanhola prolongada fez a equipe inscrever Clarissa e liberar a pivô, que acabou acertando com a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.
Em 11 partidas, Érika ajudou a equipe pernambucana a alcançar as semifinais da LBF CAIXA e terminou como a líder em rebotes (13,3), tocos (1,4) e eficiência (24) de toda a temporada. Anotou 6 duplos-duplos, foi MVP da Partida por 6 vezes e entrou no Quinteto Ideal LBF CAIXA 2019. Ao fim do ano, acabou laureada com o Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB.
Pela Seleção Brasileira, a carioca de 1,97m e 37 anos tem um vasto currículo. Participou de três Olimpíadas (2004, 2012 e 2016) – sendo a cestinha geral dos Jogos de Londres com 16,5 pontos por jogo -, além de quatro Mundiais. Foi campeã da WNBA aos 20 anos, pelo Los Angeles Sparks. Nos Estados Unidos, também atuou por Connecticut Sun, Chicago Sky e San Antonio Stars.
Na Espanha, conquistou por oito vezes a Liga nacional, com cinco conquistas seguidas entre 2007 e 2011 – quatro delas pelo Ros Casares Valencia, além do bi em 2017 e 2018 pelo Avenida.
Em 77 jogos pela LBF CAIXA, tem o título de 2013 pelo Sport Recife-PE e médias de 13,8 pontos e 10,4 rebotes – esta a segunda maior da história da competição. Após cinco temporadas, será a primeira vez que a pivô defenderá uma equipe fora de Pernambuco na principal competição do país.
Érika se junta ao estrelado elenco boliviano, que já conta com Raphaella Monteiro, Isabela Ramona, Tainá Paixão, Tati Pacheco, Gil e Gabriela, além do técnico Virgil Lopez.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).