Estreante de Blumenau, Gil foi a MVP do duelo (Diego Maranhão/LSB RJ)

A noite era de festa pelo retorno de uma equipe do Rio de Janeiro a LBF CAIXA com a LSB RJ/Sodiê Doces, mas Blumenau não quis saber e começou a temporada com uma grande performance. As catarinenses bateram as cariocas por 100 a 41 na Arena Olímpica da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ), e tornaram-se a primeira equipe em quase dois anos a atingir a contagem centenária na competição.

Quatro das cinco titulares passaram dos dez pontos e Yasmim ainda veio do banco para adicionar 14. Destaque para a estreante Lays, cestinha com 18 pontos, 7 assistências, 64,3% de aproveitamento nos arremessos e 23 de eficiência, mesmo número da pivô Gil, outra novidade blumenauense para a temporada e que terminou como a MVP da partida pelo menor tempo em quadra, com os iguais 23 de eficiência, 13 pontos, 8 rebotes e 68,4% de aproveitamento geral.

Pela equipe da LSB RJ, nenhuma jogadora chegou aos dígitos duplos na pontuação – quem esteve mais perto foi a pivô Nayara, com 9 pontos e 6 rebotes.

Antes da bola subir, as equipes prestaram uma homenagem à lendária Laís Elena, falecida na última terça-feira (12), com uma faixa agradecendo pelos 60 anos dedicados ao basquete. Um minuto de silencio também foi respeitado e a equipe catarinense usou tarjas de luto em seu uniforme.

Equipes homenagearam Laís Elena no início do jogo (Diego Maranhão/LSB RJ)

A LSB RJ/Sodiê Doces entrou em quadra com Carol Ribeiro, Rayane, Luciana, Juliana Ribeiro e Nayara. Blumenau começou com Lays, Mariana, Tassia, Gil e Carina.

Formada por jogadoras da Liga local, a LSB RJ/Sodiê Doces começou o jogo de igual para igual contra o time do sul. A armadora Carol Ribeiro emendou cestas consecutivas para colocar o time da casa à frente do placar, mas não demoraria para a diferença entre os elencos surgir. Com uma marcação agressiva e aproveitando-se dos erros das cariocas, Blumenau abriu vantagem ainda no primeiro quarto, vencido por 26 a 10.

O panorama se manteve nos períodos seguintes, com a equipe visitante ampliando ainda mais o placar. Foi para o intervalo com 18 de dianteira (46×28). O terceiro quarto, no entanto, foi o melhor do time da casa, que fez 16 pontos na parcial, mas os erros na defesa persistiam e Blumenau marcou o dobro de pontos (32×16), aumentando a diferença para 42. A ala Luciana, do time da casa, foi ejetada ainda no penúltimo período com cinco faltas cometidas.

Nayara foi o principal nome ofensivo da LSB RJ/Sodiê Doces (Diego Maranhão/LSB RJ)

O quarto final reforçou a diferença entre as equipes. Blumenau venceu sem dificuldades e terminou a partida com 59 pontos de vantagem. A última vez que uma equipe havia passado dos 100 pontos na LBF CAIXA foi na temporada 2016/2017 – quando a Uninassau venceu o Santo André/Apaba por 108 a 58 no jogo 2 das semifinais daquele ano.

A LSB/RJ/Sodiê terá pela frente na próxima rodada o Ituano, no dia 22, sexta-feira, às 19 horas, também na Arena Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro. Já o Blumenau encara no dia seguinte (23, 20h), fora de casa, o SESI Araraquara, no ginásio Gigantão. Os dois jogos terão transmissão da LBF LIVE, plataforma online exclusiva da LBF, gerenciada pela TV NSports.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Lays fez grande estreia pelo Blumenau na LBF CAIXA (Diego Maranhão/LSB RJ)

 

Mascote da LSB RJ/Sodiê Doces, Locão James roubou a cena ao entregar a bola ao árbitro para o jogo; teve até pedido de casamento na TV (Diego Maranhão/LSB RJ)

 

Público carioca voltou a acompanhar uma partida de LBF CAIXA após 8 anos (Diego Maranhão/LSB RJ)