13 de março de 2022

Glenda e o técnico Rafael comemoram atuação da ala/pivo (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

O torcedor de Santo André não poderia pensar em uma estreia melhor. Neste domingo (13/3), o primeiro campeão da LBF não tomou conhecimento do BAX Catanduva e venceu por 100 a 55, no ginásio do Parque Celso Daniel, em Santo André (SP), em partida que também promoveu a estreia do técnico Rafael de Souza.

A vitória centenária teve três importantes performances individuais. As veteranas alas Ariadna e Jaqueline somaram 44 pontos, com a cubana anotando um duplo-duplo de 23 pontos e 11 rebotes, enquanto a segunda marcou 21 pontos. Mas a atleta mais eficiente e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida foi a ala/pivô Glenda, que teve 17 pontos, 13 rebotes, 5 assistências e 27 de eficiência em pouco menos de 30 minutos em quadra.

Principal referência ofensiva catanduvense, Thaissa foi a cestinha da equipe visitante, com 15 pontos. Fernanda Sena teve outros 10.

Confira as estatísticas completas da partida

Natalia tenta escapar da marcação; Santo André sufocou BAX Catanduva (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Foi a primeira contagem centenária na LBF desde maio do ano passado, quando o BAX Catanduva derrotou a Sodiê Doces/Mesquita/LSB no interior paulista, e apenas a segunda da história de Santo André na liga. A primeira foi em janeiro de 2011, na campanha do título, quando o time comandado por Laís Elena venceu o Basquete Clube, de Araçatuba-SP, por 105 a 76 . Em 2018, o clube do ABC paulista chegou bem perto da marca, contra o mesmo adversário deste domingo.

Santo André começou a temporada com Lays, Jaqueline, Ariadna, Sassá e Glenda. O BAX Catanduva foi à quadra com Natalia, a estreante Carol Ribeiro, Thaissa, Fernanda Sena e a argentina Ana Paz. Boa parte do elenco catanduvense foi acometido por uma intoxicação alimentar anterior ao jogo, o que comprometeu a performance da equipe.

Em quadra, Santo André tratou de se impor e, logo de cara, abriu 15 a 0 no placar. Empurrado pela torcida, o time auriceleste teve alto aproveitamento no primeiro tempo, em uma verdadeira blitz que já deixava a diferença em mais de 20 pontos no intervalo (52×24). Sem chances para reagir, o BAX Catanduva lutou bravamente, mas não foi capaz de impedir que as donas casa ampliassem a vantagem com uma série de bolas de três no terceiro período e concretizassem a vitória que deixou Santo André na liderança provisória da LBF 2022.

Nos momentos finais, Cesamar Fernandes promoveu a estreia da ala/pivô Gabi, de apenas 14 anos, a mais jovem inscrita na LBF.


Aspas:

Glenda, ala/pivô do Santo André e melhor jogadora da partida

“Estou surpresa (com o troféu GOL MVP), confesso. A gente acreditou na proposta do técnico e deu certo. Começar com vitória sempre nos deixa motivadas e mais confiantes. O primeiro passo foi bem dado. Conseguimos manter o time nesta temporada, tem mais duas para chegar e a gente tem que aproveitar essa confiança uma na outra para crescer no campeonato.”


Próximos jogos:  O BAX Catanduva joga novamente na próxima quinta-feira, dia 17 (19h30), contra a Pró-Esporte/Sorocaba, no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva-SP.

No sábado, 19 (11h, horário excepcional na TV Cultura), o Santo André visita o Ituano Basquete, no ginásio Prudente Moraes, em Itu-SP.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.