Clarissa foi a cestinha na estreia (Divulgação/FIBA)

A seleção brasileira estreou bem no Sul-Americano 2018. Jogando no Coliseo San Antonio, em Tunja, na Colômbia, bateu a Venezuela, rival da final em 2016, por 77 a 42. Dominante durante os quatro períodos, o time teve como principal pontuadora a pivô Clarissa, com 15 pontos, 7 rebotes e 19 de eficiência.

A seleção foi a quadra inicialmente com Babi, Jaqueline, Tati Pacheco, Clarissa e Érika. Abriu 7-0 nos primeiros minutos e foi muito eficiente na primeira etapa, chutando acima de 50% de aproveitamento. Venceu o primeiro quarto por 20 a 12 e segurou a vantagem para o intervalo.

No terceiro quarto, o selecionado deslanchou. Comandado pelas boas atuações de Clarissa, Érika de Souza (11 pontos e 10 rebotes), Rapha Monteiro (12 pontos) e Tainá (11 pontos), aproveitou a fragilidade venezuelana para fechar o terceiro quarto em 19 pontos de vantagem e o jogo com 35. Waleska Pérez, que atuou na LBF CAIXA 2018 por Blumenau, teve noite apagada e saiu de quadra sem pontuar. Pela seleção vinotinto, a cestinha foi a ala Ivaney Marquez, com 11 pontos.

Tainá analisou o jogo ao site da CBB. “A partida começou truncada e o nervosismo da estreia afetou um pouco o nosso rendimento inicial, por isso tivemos um número elevado de erros. Depois, ajustamos a defesa e fizemos diversos contra-ataques, conseguimos correr bastante e isso fez com que o jogo melhorasse para nós”, analisou a armadora Tainá Paixão.

Seleção volta à quadra já nesta sexta, contra o Paraguai (Divulgação/FIBA)

“Jogo de estreia é sempre difícil, começamos um pouco abaixo defensivamente e com o ataque lento, mas no intervalo acertamos alguns detalhes e o jogo seguiu com um volume melhor. Defendemos bem e contra-atacamos com mais velocidade”, completou o técnico Carlos Lima.

Os números e performances individuais do jogo podem ser conferidos no site oficial da competição. As brasileiras voltam ao Coliseo San Antonio já nesta sexta-feira, para enfrentar a seleção paraguaia,que também venceu seu compromisso inicial. A bola sobe às 15h15 (horário de Brasília), com transmissão em português pela TV Nsports.

Outro jogo do grupo

Na partida que abriu o Sul-Americano 2018, a seleção paraguaia derrotou a chilena por 73 a 66, com grande atuação da ala Paola Ferrari. Pelo lado rojo, a pivo Ziomara Morrison foi o principal destaque. A pivô ex-Sampaio Basquete anotou 25 pontos Ferrari atuou no Brasil e foi campeã da LBF CAIXA na temporada 2013/2014 em Americana.