Faltam apenas dois dias para a bola laranja subir para a temporada 2015/2016 da Liga de Basquete Feminino e as equipes vivem alta expectativa para o início a sexta edição do campeonato nacional, que promete ser mais emocionante e disputado do que nunca.

Mesmo contando com apenas seis equipes na disputa do título do maior campeonato de basquete feminino do país, as jogadoras e os técnicos acreditam que isso pode ser um fator benéfico para o campeonato, tanto que ‘equilíbrio’ é a palavra que melhor define a sexta edição do campeonato que está para começar segundo os mesmos. 

“Tenho certeza absoluta que nesta temporada não vamos ter jogos decididos por 70, 80 pontos de diferença como nós tivemos em outros anos, teremos jogos mais equilibrados. O campeonato vai ficar mais homogêneo e tem tudo para ficar mais equilibrado e interessante para todo mundo”, analisou Antônio Carlos Vendramini, técnico do Corinthians/Americana.

“Gostaríamos que o campeonato contasse com dez equipes e que todos tivessem elencos de alto nível, mas temos que encarar nossa realidade e acredito que iremos ter um ótimo campeonato nacional. A nossa expectativa para a bola subir é a mais alta possível”, completou o experiente técnico.

ADCF Unimed/Americana x Maranhão Basquete - A ADCF Unimed/Americana garantiu classificação a grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF) ? 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, neste sábado (11 de abril), por 96 a 73 (49 a 31 no primeiro tempo), em duelo que abriu a segunda rodada da série melhor-de-três do playoff ? semifinal, disputado no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP) - Brasil - sp - Americana - Centro Cívico - - www.inovafoto.com.br - id:88541

Eleito o melhor treinador da temporada passada, Vendramini busca dar o terceiro título seguido da LBF ao Americana (Divulgação/Inovafoto)

Maior vencedor da história da LBF, com três troféus de campeão, sendo dois deles conquistados nas duas últimas temporadas, o Americana não terá vida fácil na temporada 2015/2016.

Com o número reduzido de equipes, os times que disputarão a sexta edição da LBF foram forte para o mercado e conseguiram se reforçar bem com atletas que disputaram a última edição do campeonato nacional por clubes que não estão na competição, caso do Uninassau/América.

Mesmo com a grande campanha na primeira fase, 16 vitórias e duas derrotas, e a conquista do vice-campeonato na temporada passada da LBF, o representante do Estado de Pernambuco no campeonato contratou um total de dez novas atletas para seu elenco.

“Ano passado tivemos um tropeço na fase de classificação e isso acabou nos prejudicando a não ficar com a 1ª colocação geral da primeira fase e isso foi essencial. Não estamos acostumados a disputar um campeonato com o formato desta temporada, mas tem tudo para ser muito equilibrado. Com certeza o campeonato não terá favorito, pelo menos não nesse início”, comentou a armadora Adrianinha, do América.

Além das duas equipes que protagonizaram a decisão da última temporada e consequentemente saem na frente no assunto “favoritismo”, os outros quatro times da sexta edição também apresentaram boas movimentações no mercado e não estão muito atrás na disputa.

“Muita gente fala bem do caçula Sampaio Correa, que investiu forte e montou um elenco muito bom dentro e fora de quadra. Também é impossível não citar o grande trabalho feito por Santo André, equipe muito bem gerida por sua comissão técnica, e a dupla Presidente Venceslau e Maranhão, equipes muito fortes em partidas como mandante”, disse Adrianinha.

aaaaaaaaaaa

Estreante na LBF, Sampaio Correa montou grande elenco e comissão técnica e espera ser a grande surpresa da temporada 2015/2016 (Divulgação/Sampaio Basquete)

Dono do primeiro título da história da competição e único time a disputar todas as edições da história da LBF, o Basketball Santo André/APABA também apresenta grande mudança para a temporada 2015/2016. Sempre considerada como referência no basquete feminino, a comissão técnica agora terá a ex-assistente técnica Arilza Coraça como treinadora e Laís Helena, que comandou o time da Região ABC por mais de 40 anos, como supervisora.

“Falando por Santo André, nosso time está preparado para enfrentar qualquer equipe da LBF. Os times estão bastante iguais, repletos de jogadoras talentosas. Acredito que não dê para apontar um grande favorita antes da bola subir e estamos treinando muito forte para estar entre elas no decorrer do campeonato”, comentou a armadora Thaíssa, do Santo André.

Inclusive, a equipe andreense participará da abertura da temporada 2015/2016 da LBF, no duelo contra o Americana, na próxima sexta-feira (20/11), no Centro Cívico, em Americana (SP), às 20 horas (de Brasília).