No próximo final de semana, nos dias 19 e 20 de março, quatro atletas de destaque representarão a Liga de Basquete Feminino no Jogo das Estrelas do NBB. Direto do Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), a ala/armadora Karla Costa e as pivôs Damiris, Érika de Souza e Nádia disputarão a terceira edição do torneio Arremesso das Estrelas.
Neste ano, a competição terá quatro trios, que serão formados por uma atleta da LBF CAIXA, um jogador do NBB CAIXA e um ex-jogador com passagem pelo basquete de Mogi das Cruzes. Karla Costa atuará ao lado de Pipoka e Nezinho, Damiris terá como companheiros Ratto e Meyinsse, Érika de Souza atuará com Nilo Guimarães e Filipin, e Nádia terá a companhia de Janjão e Guilherme Giovannoni.
“Estou muito animada! É a maior festa do basquete brasileiro e fazer parte disso novamente é uma honra muito grande. Os principais jogadores do país estarão lá e essa interação entre masculino e feminino é muito importante não só para os atletas, assim para toda a modalidade”, comentou a pivô Érika de Souza, do América de Recife.
Uma das principais atletas brasileiras do basquete feminino mundial, a pivô Érika de Souza iniciou a temporada 2015/2016 no basquetebol turco, porém assinou contrato com o Uninassau/América no início de 2016 e desde então defende a camisa do time pernambucano na fase de classificação da LBF CAIXA.
Dominante como sempre dentro de quadra e principalmente no garrafão, Érika de Souza possui altas médias de 14,4 pontos e 13,6 rebotes em dez partidas disputadas na atual edição da LBF CAIXA, respectivamente a 4ª cestinha e a reboteira da competição, e defende grande sequência de oito partidas consecutivas com dois dígitos em dois fundamentos no campeonato nacional.
“É claro que vou entrar para ganhar (risos). No ano passado foi muito divertido e quero que agora também seja, pois a essência do Jogo das Estrelas é essa mesmo. Mas também sou atleta e, não adianta, se eu estou lá é para ganhar”, disse a pivô que defenderá o Time Nilo.
Além de sua participação no torneio de trios do final de semana que reúne as principais estrelas do basquete masculino, Érika de Souza será uma das juradas do torneio de enterradas do Jogo das Estrelas.
“Eu fiquei muito feliz por ter sido convidada pela Liga para ser jurada do Torneio de Enterradas. É o desafio que todos esperam e a torcida fica muito entusiasmada. Já participei de muitos Jogos das Estrelas, tanto no Brasil quanto nos EUA, mas ser jurada de enterradas é novidade para mim. Uma novidade bem legal que vai ficar guardada na minha memória”, finalizou Érika.
Outra pivô que é destaque na sexta edição da LBF CAIXA e disputará o Arremesso das Estrelas será Damiris, do Corinthians/Americana. Depois de perder parte da fase de classificação da LBF CAIXA por conta de uma lesão, Damiris se recuperou, já defendeu a camisa da equipe do interior do Estado de São Paulo em 12 partidas e é a atual cestinha da LBF, com média de 20,7 pontos por jogo.
Essa será a segunda participação da jovem no Arremesso das Estrelas. Na edição passada do Jogo das Estrelas, realizado em Mogi das Cruzes, Damiris atuou ao lado de Larry Taylor e do ex-jogador Paulão no torneio, e o trio terminou com a terceira melhor performance da competição.
Companheira de equipe de Damiris, a experiente ala/armadora Karla Costa é a única representante de perímetro das atletas do campeonato nacional feminino no torneio. Defendendo a camisa da equipe da cidade de Americana desde a primeira edição da LBF CAIXA, Karla é tricampeã do campeonato, a quarta maior cestinha da história da competição e dona de grande história no campeonato nacional.
Para finalizar, vivendo a melhor fase de sua carreira no basquete brasileiro, a pivô Nádia Colhado, do Sampaio Corrêa Basquete, será mais uma representante da LBF CAIXA no final de semana das estrelas. Em sua primeira temporada com a camisa do Sampaio Corrêa, a pivô de 1,96 possui altas médias de 13,5 pontos e 9,7 rebotes, as melhores de sua carreira, e é uma das grandes protagonistas da sexta edição da LBF CAIXA.
“Eu me sinto muito privilegiada por estar representando a equipe do Sampaio Correa em um evento tão grande para o basquete brasileiro. Espero poder representar bem a minha equipe e como sempre espero apresentar bom desempenho e sair do Arremesso das Estrelas como campeã”, comentou a pivô Nádia, do Sampaio Corrêa.
A mecânica de disputa do Arremesso das Estrelas é simples. Cada trio terá que converter sete arremessos de diferentes posições da quadra, sendo o último deles do meio da quadra. O tempo máximo para cada trinca fechar o circuito será de dois minutos. Os dois melhores tempos se classificarão à decisão do torneio para depois ser conhecido o grande vencedor.
Confira os trios do Arremesso das Estrelas:
Time Nilo
Nilo (ex-armador da Seleção Brasileira – dois Mundiais e uma Olimpíada)
Érika (pivô do Uninassau/América)
Flipin (ala do Mogi das Cruzes/Helbor)
Time Pipoka
Pipoka (ex-pivô da Seleção Brasileira – 4 Mundiais e 3 Olimpíadas)
Karla Costa (ala/armadora do Corinthians)
Nezinho (armador do Franca Basquete)
Time Janjão
Janjão (ex-pivô da Seleção Brasileira – 2 Mundiais e 1 Olimpíada)
Nádia (pivô do Sampaio Corrêa)
Guilherme Giovannoni (ala/pivô do UniCEUB/BRB/Brasília)
Time Ratto
Ratto (ex-armador da Seleção Brasileira – 2 Mundiais e 1 Olimpíada)
Damiris (pivô do Corinthians/Americana)
Meyinsse (pivô do Flamengo)