A bola laranja vai subir nesta quinta-feira para o início da rodada dupla de jogos entre Uninassau/América e Corinthians/Americana para o fechamento do primeiro turno da fase de classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF).  Além de tudo que envolve o duelo entre as duas equipes, o clássico terá a novidade da reestreia da pivô Erika de Souza, que vive a expectativa de voltar a atuar na LBF.

“Todo mundo sempre espera América contra Americana, e para nós, jogadoras, a expectativa é muito grande, principalmente porque esse tipo de rivalidade traz o melhor de cada uma dentro da quadra. Eu sempre jogo dando 100% de mim não importa quem seja o adversário, e em situações como essa não tem como negar que a vontade de vencer fica ainda maior”, disse Erika de Souza.

Contratada pelo América de Recife no começo de 2016, Erika está pronta para estrear (Robson Neves/Divulgação)

Contratada pelo América de Recife no começo de 2016, Erika está pronta para estrear (Robson Neves/Divulgação)

Aos 33 anos, Erika de Souza foi contratada pela equipe do Estado de Pernambuco na segunda semana de janeiro e desde então trabalha duro para estar pronta para atuar com a camisa esmeraldina no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Essa será a quarta edição da LBF que a pivô nascida no Rio de Janeiro disputará. Antes da temporada 2015/2016, Erika vestiu a camisa do Sport Recife em duas edições do campeonato nacional e no ano passado atuou no próprio América de Recife. Curiosamente, em todas as vezes que disputou a LBF, o time de Erika subiu no pódio do campeonato, uma vez no lugar mais alto e duas no de 2º lugar.

(Divulgação)

Erika voltará a atuar pelo América de Recife, equipe com que conquistou o vice-campeonato da LBF passada (Divulgação)

Além dos troféus, Erika coleciona grandes números na LBF. Contando fase de classificação e também partidas de playoff, a pivô possui as altas médias de 13,7 pontos por partida e 9,2 rebotes por partida.

“Estou muito feliz por voltar a jogar a LBF, principalmente pelo América, que foi o time que me acolheu desde quando voltei ao Brasil pela primeira vez. Aqui estou ao lado de grandes jogadoras, ao lado do Roberto Dornelas, técnico que admiro muito, e de uma comissão técnica que dá o coração pela equipe”, afirmou a pivô.

A atleta chega ao América de Recife após três meses atuando no campeonato nacional turco. Com a camisa do Adana Aski, lanterna do campeonato turco, Erika foi protagonista de sua equipe e conquistou médias de 12,5 pontos e 7,5 rebotes. Entre o período em que saiu do Adana Aski até assinar com o América de Recife, Erika vestiu a camisa da Seleção Brasileira durante o evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e teve médias de 18,0 pontos e 11,0 rebotes durante as três partidas.

Empatados na primeira colocação da tabela de classificação da sexta edição da LBF, América de Recife e Americana entram em quadra nos dias 04 e 05 de fevereiro, ambos às 21 horas (de Brasília). Além do duelo direto pela liderança isolada da LBF, o confronto entre as duas equipes será o primeiro após a série melhor de três jogos que decidiu o campeonato na temporada passada, que terminou com o time do interior do Estado de São Paulo com o título.

“Americana é o atual campeão e um time muito forte, mas o América não está nem um pouco atrás. Temos um elenco muito forte, bem entrosado e focado. Sabemos que a final da última temporada ficou por um fio, ou melhor, apenas dois pontos, então não temos medo nem vamos inseguras para esse reencontro”, analisou Erika.

“Estudamos muito. Estamos preparadas para segurar o ataque corintiano, que conta com um poder ofensivo forte, e vamos explorar as falhas na defesa para alcançar uma vantagem no placar”, completou a pivô.