11 de fevereiro de 2024
Final triste para a Seleção Brasileira. No encerramento do torneio Pré-Olímpico de Belém (PA) neste domingo, 11, no ginásio Mangueirinho, a vitória sobre a Alemanha era imprescindível, mas o jogo terminou com triunfo germânico por 73 a 71 e a desclassificação para Paris-2024.
Três jogadoras lideraram a pontuação brasileira: Damiris, com 20 pontos; Tainá Paixão, com outros 19; e Kamilla Cardoso, que teve novo duplo-duplo, com 19 pontos e 13 rebotes, e entrou para a seleção do torneio, ao lado da sérvia Yvonne Anderson, da alemã Leonie Fiebich e das australianas Bec Allen e Ezi Magbegor – esta última, a MVP.
Pelo lado alemão, Fiebich foi a cestinha da partida, com 22 pontos e duplo-duplo de 11 rebotes. A ala Satou Sabally também foi decisiva, com outros 20 pontos e 11 rebotes, e protagonista na ejeção de Kamilla Cardoso, a menos de dois minutos do fim.
Com duas vitórias, a Alemanha garantiu o passaporte para Paris ao lado da Austrália, classificada desde sábado, e da Sérvia, que perdeu neste domingo para a seleção da Oceania por 75 a 73 e se beneficiou do revés brasileiro.
Além do torneio em Belém, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) também realizou neste fim de semana classificatórias na Antuérpia (Bélgica), em Sopron (Hungria) e Xi’An (China). Estão garantidas nos Jogos Olímpicos França (anfitriã), Estados Unidos (atual campeão mundial e olímpico), Alemanha, Austrália e Sérvia (classificadas em Belém), China e Porto Rico (classificadas em Xi’an), Canadá, Espanha e Japão (classificadas em Sopron), Bélgica e Nigéria (classificadas na Antuérpia).
Somou-se à melancolia da desclassificação a despedida de Érika da Souza com a camisa da seleção, após 25 anos e conquistas pan-americanas sul-americanas, de Americup e três aparições olímpicas (2004, 2012 e 2016).
SELEÇÃO BRASILEIRA
Torneio Pré-Olímpico
Belém-PA
Quinta-feira, 8 de fevereiro:
Brasil 55×60 Austrália
Sábado, 10 de fevereiro:
Brasil 65×72 Sérvia
Domingo, 11 de fevereiro:
Brasil 71×73 Alemanha