9 de fevereiro de 2024

Débora luta e recupera bola; jogo dramático em Belém (Divulgação/FIBA)

A Seleção Brasileira começou o torneio Pré-Olímpico com derrota nesta quinta-feira, 8. No ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), as donas da casa foram superadas pela Austrália por 60 a 55, em jogo marcado por equilíbrio e erros de ambos os lados – até da mesa oficial.

Pelo Brasil, Kamilla (11 pontos, 6 rebotes), Damiris (11 pontos, 5 rebotes) e Leila (10 pontos) foram os principais destaques ofensivos. A Austrália contou com as boas atuações de Ezi Magbegor (18 pontos, 7 rebotes) e Bec Allen (14 pontos, 7 rebotes) para triunfar.

Terceira colocada no último mundial, o qual também sediou, a seleção australiana saiu na frente no primeiro período, que teve Damiris convertendo bolas para o Brasil na parcial 16×19 para as visitantes.

Com precipitações ofensivas, o Brasil caiu de produção no segundo período e viu a desvantagem subir para dois dígitos após vinte minutos: 23×33.

A longa bronca no vestiário, que fez o grupo retornar somente a dois minutos do fim do intervalo, surtiu efeito. Mais ligado e contando com boas contribuições de Cacá e Leila, o Brasil voltou para o jogo e usou a atmosfera a seu favor para alcançar as adversárias. Com uma parcial 24×16, a melhor do jogo, o Brasil encostou de vez: 47 a 49.

Empurrada pelas mais de 7 mil pessoas presentes no Mangueirinho, a seleção passou à frente pela primeira vez na noite, com três lances livres convertidos por Vitória. A partir daí, o drama aumentou, sobretudo após um erro de anotação da mesa de jogo.

Allen converteu uma bola de média distância que a arbitragem corretamente assinalou como sendo de dois pontos, mas a mesa oficial do jogo contabilizou como de três. Em vez de um ponto, a Austrália abriu dois no placar geral. Kamilla ainda voltaria a empatar faltando pouco menos de dois minutos, mas os erros de decisões brasileiros permitiram que as opalas saíssem com o resultado positivo.

– Melhoramos muito nos dois últimos períodos, o time se recompôs e tivemos muitas qualidades. É melhorar onde erramos para podermos brigar por essa vaga na decisão de sábado – citou Leila ao site oficial da CBB.

– A Austrália tem um dos melhores times do mundo e uma das melhores técnicas do mundo. Um time que roda muito bem a bola e que dá dificuldades para qualquer um. É dia de viver o luto, pois tínhamos chances de vencer, mas é preciso virar logo a página para seguirmos adiante no torneio, pois mostramos que podemos enfrentar qualquer um – disse o técnico José Neto, também no portal da Confederação.

No jogo prévio e que abriu o Pré-Olímpico em Belém, a seleção da Alemanha derrotou a Sérvia por 73 a 66 e lidera provisoriamente pelo saldo de pontos.

Neste sábado, 10, também às 20h, o Brasil volta à quadra para encarar a seleção da Sérvia. Encerrando o torneio, o adversário no domingo, 11, será a Alemanha, também às 20 horas. Os jogos têm a transmissao ao vivo e exclusiva dos canais ESPN.

Além do torneio em Belém, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) também realiza neste fim de semana classificatórias na Antuérpia (Bélgica), em Sopron (Hungria) e Xi’An (China).

Já estão garantidas as seleções francesa, anfitriã, e norte-americana, atual campeã mundial e medalhista de ouro.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Torneio Pré-Olímpico

Belém-PA

Ginásio Guilherme Paraense (“Mangueirinho”)

Ingressos: disponíveis em https://www.ingressosa.com

Transmissões ao vivo: Canais ESPN

 

Quinta-feira, 8 de fevereiro:

Brasil 55×60 Austrália

 

Sábado, 10 de fevereiro:

Brasil x Sérvia

20h

 

Domingo, 11 de fevereiro:

Brasil x Alemanha

20h

 

ELENCO:

Cacá (Armadora, Sampaio Basquete<span;>)

Damiris Dantas (Ala/pivô, Omanspor-Turquia)

Débora Costa (Armadora, SESI Araraquara)

Érika de Souza (Pivô, Sem clube)

Isabela Ramona (Ala, BC Samara-Rússia)

Kamilla Cardoso (Pivô, South Carolina Gamecocks-Estados Unidos)

Leila (Ala, Ituano Basquete)

Licinara (Ala/pivô, Unimed Campinas)

Sassá (Ala/pivô, Sampaio Basquete)

Stephanie Soares (Ala/pivô, Dallas Wings-Estados Unidos)

Tainá Paixão (Ala/armadora, BC Samara-Rússia)

Vitória Marcelino (Ala, SESI Araraquara)

 

COMISSÃO TÉCNICA:

José Neto (Treinador)

João Camargo (Auxiliar-técnico)

Virgil Lopez (Auxiliar-técnico)

Diego Falcão (Preparador físico)

Jordana Reis (Fisioterapeuta)

Isabel Cristina (Fisioterapeuta)

Ariane Lopes (Fisioterapeuta)

Cristina Teixeira (Médica)

Paulo Szeles (Médico)

Roseli Gustavo (Diretora técnica)

Monica Atilio (Líder Operacional)

Manoella Fiochi (Psicóloga)