8 de dezembro de 2022

*Com informações da Assessoria CBB

Com Magic Paula no pódio, Foz Basquete celebra título nacional de base (Maurício Almeida/CBB)

O Foz Basquete conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino sub-23. Nesta quarta-feira, 7, a equipe paranaense foi a grande campeã do Final Four ao derrotar o Basquete Pinda por 69 a 62, no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais (PR). Nathalia Lima foi a MVP do jogo com 19 rebotes, 15 pontos e 29 de eficiência.

– Queria agradecer a todos que me apoiam, meus familiares, comissão técnica e o pessoal da Associação comissão de paz. É um título que veio para coroar uma conquista da nossa cidade. Há 12 anos atrás, a gente não imaginava em chegar ao basquete nacional. E estar aqui, é um sonho de vida e realizado, ser o melhor do Brasil na categoria sub-23. Viemos com oito meninas da casa, que saíram de nossas escolinhas, isso é super importante na conquista desse título – disse o treinador Claudio Lisboa.

Thamires, pivô do Bsaquete Pinda que atuou pelo Sport na LBF 2022, foi a MVP da competição (Maurício Almeida/CBB)

Na disputa pelo terceiro lugar, mais cedo, o São José dos Pinhais/Guaxo derrotou o Bradesco por 45 a 43 e ficou com o último lugar no pódio. Letícia Senff foi a MVP do jogo com 14 pontos, 5 rebotes e 3 assistências.

Estiveram presentes na final a vice-presidente da CBB, Paula Gonçalves, a Magic Paula, e duas figuras importantes do basquete brasileiro, as ex-jogadoras Simone Bighetti e Suzete, homenageadas com o nome das conferências.

O troféu de MVP do campeonato, com nome Hortência, ficou para Thamires Gonçalves, do Basquete Pinda, e de melhor técnico, Laís Elena, ficou com o campeão Cláudio Lisboa. O trio de arbitragem com Larissa Sales, Maria Claudia Comodaro e Crislaine Alves levou o troféu Márcia Ferreira.

A cestinha do Brasileiro foi Adrielly Francisco, do Cerrado Basquete. Mariana Medeiros, do Nosso Clube, foi a líder em assistências. E Thamires Gonçalves levou também o troféu de reboteira.

Premiações:

– Troféu Márcia Ferreira – Crislaine Alves, Larissa Sales e Maria Claudia Comodaro
– Troféu Laís Elena – Cláudio Lisboa (Foz Basquete)
– MVP do Brasileiro – Thamires Gonçalves (Pinda)
– MVP da final – Nathalia Lima (Foz Basquete)
– Cestinha do Brasileiro – Adrielly Francisco (Cerrado)
– Líder em assistências – Mariana Medeiros (Nosso Clube)
– Reboteira – Thamires Gonçalves (Pinda)

Resultados:

Quarta-feira, 7 dezembro

ADRM/Maringá 53 x 38 Aeroclube
Joinville 47 x 56 Sport Recife
Nosso Clube 56 x 71 Cerrado

Medalha de bronze:
Bradesco 43 x 45 São José dos Pinhais

Medalha de ouro:
Foz Basquete 69 x 62 Basquete Pinda