29 de junho de 2022

Débora sobe para marcar (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Aproveitando seu mando de quadra, o Ituano Basquete se impôs desde o começo para vencer o Santo André e sair na frente na série melhor de três das quartas de final da LBF 2022. Nesta quarta, 29, o galo venceu o adversário paulista por 78 a 61, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com grande atuação de Raphaella Monteiro.

A ala do galo teve duplo-duplo de 22 pontos e 15 rebotes, igualando recorde pessoal nas tábuas. Também com 4 bolas de três, 3 roubos de bola e 33 de eficiência, levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. O Ituano também teve 18 pontos de Gil e outros 15 de Tati Pacheco.

Do lado andreense, Glenda e Evelyn Larissa tiveram 13 pontos, cada. Sassá e Ariadna somaram, juntas, apenas 10 pontos. A equipe não contou com Jaqueline, ainda com dores no joelho após lance no último jogo da primeira fase, contra o SESI Araraquara.

De volta após o mundial de 3×3, Sassá sofreu com a forte marcação ituana (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Confira as estatísticas completas da partida

O jogo 2 da série acontece no sábado, 2 de julho, a partir das 10h30, no ginásio Laís Elena, em Santo André (SP), com transmissão ao vivo da TV Cultura. Se necessária, a terceira partida está marcada para segunda, 4, às 19h, no mesmo Laís Elena, com transmissão pelo YouTube da LBF.

Confira o chaveamento dos Playoffs da LBF 2022

Bruno Guidorizzi manteve as titulares dos últimos jogos da fase de classificação, com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro e Gil. Rafael Souza escalou Santo André com Lays, Ariadna, Evelyn Larissa, Sassá e Glenda.

O rubro-negro tratou de dominar as ações nos primeiros minutos, abrindo 8-0 iniciais e acionando bastante Gil no garrafão para fazer 25 a 18 no primeiro quarto.

O Ituano manteve a liderança no segundo período, mas Santo André foi ligeiramente melhor, trazendo a diferença para 4 pontos no intervalo (39×35).

Gil comemora cesta e falta (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Santo André sofreu um apagão no terceiro quarto e as ituanas aproveitaram para consolidar a vitória. Com três bolas do perímetro, o time mandante fez 20 a 7 na parcial e chegou ao último período com 17 de vantagem (59×42 após 30 minutos).

A diferença chegou a ser de 22 pontos para o galo no quarto derradeiro, quando as reservas andreenses entraram em quadra, mas conseguiram empatar a parcial e fechar o jogo com os mesmos 17 pontos do terceiro período.


Aspas:

Monteiro, ala do Ituano Basquete e melhor da partida

(Nathane Agostini/Ituano Basquete)

“Estou feliz, a gente conseguiu nosso objetivo que era conquistar essa vitória muito importante em casa. Acho que a gente, desde o começo, conseguiu imprimir nosso ritmo, conseguiu fazer uma defesa forte, não deixar que as melhores pontuadoras delas fizessem o jogo delas e a gente foi mantendo esse ritmo até o final. Acho que foi isso o que garantiu nossa vitória hoje.”


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.